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Trabalho de terceirização
Você já se perguntou por que as empresas terceirizam ou o que a palavra “terceirizar” significa exatamente? Bem, é mais simples do que você pode imaginar. Em primeiro lugar, “terceirização” é basicamente o que a própria palavra implica: terceirização; isto é, recebendo “fontes” de “fora” – isto é, de fora. Para deixar mais claro, é uma prática comum entre algumas empresas contratar um terceiro no exterior ou países adjacentes para realizar serviços e criar bens que antes eram adquiridos internamente pela própria equipe da empresa, mas por motivos X ou Y de sua preferência, ou precisa, de ajuda externa por enquanto. Normalmente, isso acontece por falta de mão de obra ou por motivos relacionados a custos, mas seja qual for o motivo, o objetivo tende a ser o mesmo: produzir bens de alta qualidade por meio de habilidades que a própria empresa geralmente tem dificuldade em desenvolver, por um motivo ou outro. Quer saber mais sobre ? Acesse https://azulservice.com.br/
Por que as empresas terceirizam
A terceirização nos negócios é uma questão realmente complexa. Por que as empresas terceirizam , exatamente? Realmente não há um único motivo, mas vários, e isso depende do contexto da empresa e das necessidades reais. Lembremos que terceirização é quando uma empresa contrata ajuda externa, mas os motivos podem, e vão, variar. Alguns dos motivos mais comuns, no entanto, são os seguintes:
- Reduzir e controlar os custos de operação (geralmente esse é o principal motivo).
- Melhorar o foco da empresa.
- Libere as fontes internas para novos propósitos.
- Aumente a eficiência de algumas funções demoradas para as quais a empresa pode não ter recursos.
- Use recursos externos o máximo possível.
- Compartilhamento de riscos com uma empresa parceira.
Quando sua empresa começa a crescer, pode ser difícil conciliar tudo internamente. A terceirização permite que você tenha o tempo e os recursos necessários para se concentrar em outros aspectos da empresa, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes um serviço de alta qualidade que eles esperam de suas marcas favoritas.
– Conselho de Empreendedorismo Feminino
Mesmo com todos os prós, uma das principais razões para a prática da terceirização é executar um modelo de negócios bem-sucedido. No entanto, mesmo que uma empresa tenha motivos suficientes para executar um programa de terceirização bem-sucedido , ela também deve considerar todos os componentes para fazê-lo funcionar. Como muitas outras operações relacionadas ao negócio, a terceirização pode custar mais do que garante, pois tem riscos potenciais que a empresa deve ter cuidado, se não pesar mais do que as vantagens reais, pelo menos de acordo com seu contexto específico.
Desvantagens da terceirização
As empresas que utilizam a terceirização devem estar cientes de que, embora haja muitas vantagens em adquirir ajuda externa para as operações de seus negócios, as desvantagens existentes – e lembre-se, não são poucas – podem ser difíceis de gerenciar, se não forem devidamente cuidadas. As empresas que dependem de um negócio de terceirização devem ser cautelosas com o seguinte, caso queiram evitar uma queda irremediável:
- A equipe local pode se sentir descartável ou ameaçada e pode ir embora.
- Alguns membros da equipe podem se tornar redundantes.
- Dependendo da localização geográfica do parceiro de negócios terceirizado, pode haver problemas relacionados à qualidade do produto/serviço, pois os padrões podem diferir entre os países.
- Problemas de comunicação, geralmente devido ao idioma ou fusos horários entre parceiros de terceirização.
- Políticas e procedimentos serão mais difíceis de controlar.
- A segurança dos dados estará em risco.
Quais empresas terceirizam?
A terceirização só se popularizou até a década de 90, quando a redução de custos se tornou um pilar em diversas empresas. Os recursos terceirizados, mesmo que necessários, não necessariamente deixaram um grande impacto no próprio negócio, pois eram em sua maioria trabalhos relacionados ao atendimento ao cliente que eram facilmente atendidos por telefone (prática que ainda existe, diga-se de passagem). No entanto, algumas indústrias importantes sobreviveram e continuam operando até hoje, principalmente porque oferecem produtos integrais para grandes empresas.
Algumas das empresas de terceirização mais comuns oferecem serviços financeiros, fabricação de produtos farmacêuticos, varejo e, claro, TI, tecnologia e testes de software, serviços de desenvolvimento web . Alguns dos maiores exemplos de empresas que terceirizam esses últimos, por exemplo, são ZS, Synoptek, Fidelity IT Solutions, etc. Existem mais, mas esta lista espera destacar apenas os principais players dentro do local de terceirização da empresa.
Como realizar uma operação de terceirização bem-sucedida
No passado, a redução de custos era a maior causa por trás da terceirização. Hoje em dia, no entanto, a estratégia e as atividades de agregação de valor dentro da empresa tornaram-se duas das principais motivações por trás das práticas de terceirização. Se for esse o caso, por que as empresas terceirizam para outros países? Basicamente, as empresas que terceirizam não esperam tanto que as empresas estrangeiras façam o trabalho para elas, mas sim que tenham parceiros para ajudá-las a crescer de forma independente, para colocar de alguma forma. Ainda assim, e como destacamos anteriormente, isso deve ser feito com cuidado para não causar danos à empresa, caso contrário, ela perderá mais do que de outra forma na terceirização. Então, basicamente, para que a terceirização de uma empresa seja bem-sucedida, os seguintes pontos são importantes a serem levados em consideração:
- Metas e objetivos claros, tanto para a empresa quanto para a empresa de terceirização.
- Visão estratégica e planejamento.
- Uma boa e cuidadosa seleção quando se trata de fornecedores.
- Uma boa gestão entre as relações das empresas.
- Subcontratos e acordos bem organizados com os fornecedores.
- Boa e constante comunicação com as partes interessadas.
- A liderança sênior deve fornecer apoio constante e estar em envolvimento contínuo.
- Atenção detalhada a qualquer problema potencial entre o pessoal.
- Todas as justificativas financeiras devem ser de curto prazo.
Lembre-se, tudo isso é importante. No entanto, vamos nos aprofundar nesses dois componentes principais: comunicação aberta e apoio à liderança. O Blog Azul Service detalha outras coisas sobre a terceirização, veja a seguir https://azulservice.com.br/blog/
Comunicação
Uma boa e constante comunicação, aliada ao constante suporte executivo, são peças-chave em um processo de terceirização bem-sucedido. Isso se deve principalmente ao Acordo de Nível de Serviço (SLA), pois também envolve todos os indivíduos da equipe da empresa, que são, obviamente, as células sanguíneas em qualquer setor.
A comunicação é importante por causa do resultado do arranjo de terceirização. Seja bom ou ruim, você precisa saber gerenciar a mudança, e isso só é possível através de uma boa comunicação. Seja para avaliar os requisitos das partes interessadas ou simplesmente manter sua linha de produção funcionando sem problemas, ter canais de comunicação abertos durante esse período é vital. Todos, não importa quão grande ou pequeno seja seu papel, são vitais durante este processo.
Obviamente, todos os objetivos estratégicos devem ser aprovados pelos líderes da empresa. É a alta direção que articula e define quais são as melhores estratégias de terceirização e comunica os objetivos e benefícios a todos os envolvidos no processo. Sem sua aprovação e apoio, certamente qualquer projeto de terceirização fica condenado desde o início.
Hoje em dia, os gestores de topo reconhecem os grandes benefícios que a terceirização traz para as suas indústrias e não se intimidam mesmo depois de a tinta secar no contrato. Aliás, alguns exemplos de empresas que utilizam o outsourcing são algumas grandes marcas mundiais. Por exemplo, o relacionamento da Apple com a chinesa Foxconn é bastante conhecido, e a gigante de roupas esportivas Nike terceiriza a produção da maioria de seus produtos para várias fábricas no exterior, principalmente na Ásia. Esses relacionamentos já duram um bom tempo, e o sucesso disso se deve à boa comunicação e ao excelente envolvimento dos executivos.
Como um bom gerenciamento de relacionamento pode salvar uma terceirização fracassada
A falta de certeza e atenção fez com que muitos contratos de terceirização fossem renegociados ou cancelados em apenas três anos, de modo que o relacionamento gerencial contínuo tornou-se vital para que esse processo sobreviva e se torne uma parceria real e duradoura. Por isso, a alta administração deve estar sempre envolvida durante a execução do contrato, principalmente no que pode ser considerado os “últimos dias”; é aí que o envolvimento deles brilha mais do que nunca.
Além de um procedimento claro, a alta liderança de uma empresa deve manter sempre viva a relação de terceirização, seja por meio de reuniões, mensagens… Ou seja, uma comunicação contínua. O processo de terceirização deve sempre ser colocado no topo dessas reuniões, principalmente para garantir que ele corra bem e que todos os pontos sejam atendidos no final do dia para garantir a satisfação contínua. Afinal, a terceirização tornou-se parte integrante da maioria das empresas de sucesso (lembre-se das empresas que terceirizam já mencionadas), portanto, fazê-lo corretamente e seguir os passos é crucial para sobreviver e ser uma empresa de sucesso.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o