Como tratar o seu mau hálito: Saiba tudo sobre Halitose

A maioria de nós se preocupa em ter mau hálito em algum momento. Embora não seja perigoso, é embaraçoso, especialmente porque nos acostumamos com nossos próprios odores e muitas vezes não sabemos que os temos.

Contents

Halitose (mau hálito) significa que você tem um cheiro desagradável no hálito que outras pessoas notam quando você fala ou expira.

O número exato de pessoas com halitose não é conhecido, mas é comum. Em alguns países, estudos descobriram que até metade da população tem problemas com halitose. Em outros a frequência é bem menor. Quer receber mais dicas de com cuidar ou tratar seus dentes ? Entre em contato com https://clinicaodontologicabh.com/

A halitose pode ser:

Normal

A halitose pode ser normal (fisiológica) em determinadas circunstâncias. Isso inclui:

  • De manhã, quando você acorda (respiração matinal).
  • Se você fuma.
  • Depois de comer certos alimentos – por exemplo, alho, cebola, especiarias, repolho, couve, etc.
  • Depois de beber muito álcool.
  • Jejum, estar em uma dieta radical ou uma dieta pobre em carboidratos.

Patológico

Isso significa que há um problema causando isso. Isso geralmente é um problema na boca, mas pode ser proveniente de outras fontes ou causado por uma doença ou condição médica específica.

Psicológico

Neste caso, a pessoa não tem realmente halitose. Ninguém mais pode sentir o cheiro, mas a pessoa fica muito ansiosa com isso. Uma versão extrema disso é chamada de halitofobia, o medo do mau hálito. Algumas pessoas pensam que têm mau hálito quando não têm, e ninguém mais consegue sentir o cheiro. Isso pode resultar em um comportamento estranho para tentar minimizar o que eles consideram sua halitose. Por exemplo, eles podem cobrir a boca ao falar, evitar ou manter distância de outras pessoas ou evitar ocasiões sociais. As pessoas com halitofobia muitas vezes ficam obcecadas com a limpeza dos dentes e da língua e frequentemente usam gomas de mascar, balas, enxaguante bucais e sprays na esperança de reduzir sua angústia. O tratamento de um psicólogo pode ajudar.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Na maioria das vezes, vem de um problema na boca, geralmente um problema com os dentes ou um regime de higiene bucal inadequado. Pode ser devido a problemas nas gengivas ou nos dentes, partículas de comida apodrecendo entre os dentes ou germes na língua. Ocasionalmente, é de um problema na parte de trás da boca nas amígdalas. (Muitas vezes, os pais sabem que seus filhos têm amigdalite por causa do cheiro de seu hálito.)

Em algumas pessoas pode vir de outras fontes. Problemas no nariz ou refluxo de ácido do estômago podem causar halitose. Alguns medicamentos podem causar isso, assim como certas dietas. Algumas doenças podem causar odores típicos do hálito.

Um dos principais problemas da halitose (mau hálito) é que muitas vezes a única pessoa que não percebe é a pessoa afetada. Você se acostuma com seu próprio cheiro e não tende a notar seu próprio mau hálito.

Muitas vezes, a única maneira de saber sobre isso é se uma pessoa comentar sobre isso. No entanto, a maioria das pessoas é educada demais para comentar sobre o mau hálito de outra pessoa. Você pode ter que contar com um membro da família ou um amigo próximo para ser honesto e dizer se você tem mau hálito.

Talvez você possa perguntar ao seu dentista na próxima vez que fizer um check-up. Um dentista normalmente poderá dizer se você tem mau hálito. A gengivite é uma causa comum de halitose e um dentista poderá aconselhar sobre o tratamento se você tiver gengivite.

Algumas pessoas sugerem um teste simples que você mesmo pode fazer para detectar o mau hálito. Lamba a parte interna do pulso. Aguarde alguns segundos para que a saliva seque. Em seguida, cheire a parte lambida do pulso. Se você detectar um cheiro desagradável, é provável que tenha mau hálito.

Se você fez tudo o que podia em termos de medidas de higiene oral discutidas neste folheto e ainda tem halitose, consulte primeiro um dentista e depois seu médico se o dentista não identificar nenhum problema. Você também deve consultar um médico se tiver mau hálito associado a outros sintomas, como refluxo ácido ou dor sinusal.

Você pode consultar um médico ou um dentista. Normalmente, um dentista seria o primeiro porto de escala, pois eles podem fazer uma verificação completa de seus dentes e gengivas, que são a fonte mais comum do problema. Se o dentista não conseguir encontrar uma causa em sua boca, ele pode sugerir que você consulte um médico.

Para a maioria das pessoas isso não será necessário. Você teria um exame de sua boca pelo seu dentista. Em alguns casos, o dentista pode sugerir uma radiografia para examinar melhor os dentes. Seu médico pode perguntar sobre outros sintomas e examiná-lo para procurar outras causas se o dentista não conseguir encontrar uma causa. Se este for o caso, você pode precisar de alguns testes para avaliar se você tem uma causa menos comum de halitose. Isso pode incluir:

  • Exames de sangue.
  • Um exame do interior do nariz com um tubo (nasoendoscopia).
  • Um exame do esófago e do estômago (gastroscopia).
  • Um teste de respiração, sangue ou fezes para o germe Helicobacter pylori , que às vezes é uma causa.

Boa higiene oral

Isso significa escovar os dentes de forma regular e eficaz, incluindo e limpar entre os dentes.

Esses procedimentos diários de rotina geralmente são suficientes para cuidar dos dentes e tratar ou prevenir a halitose. No entanto, se você ainda tiver mau hálito vindo da boca, as seguintes medidas extras podem ajudar a curar o problema.

Colutórios

Considere usar um enxaguante bucal todos os dias. Os produtos químicos no enxaguatório bucal visam matar os germes (bactérias) e/ou neutralizar quaisquer produtos químicos que causem halitose. É difícil aconselhar sobre qual enxaguatório bucal é o mais eficaz. Uma série de ensaios clínicos mostraram que vários ingredientes são bons para reduzir o mau hálito. Estes incluem clorexidina, cloreto de cetilpiridínio, dióxido de cloro, cloreto de zinco e triclosan. Os vários enxaguatórios bucais que você pode comprar geralmente contêm um ou mais desses ingredientes, além de vários outros ingredientes.

Nota: algumas pessoas relutam em usar um enxaguantebucal contendo clorexidina a longo prazo. Isso ocorre porque tem um gosto ruim, pode causar sensação de queimação na boca se usado com muita frequência e pode causar manchas (reversíveis) nos dentes ou, ocasionalmente, algum escurecimento temporário da língua. Além disso, alguns enxaguante bucais contêm álcool como um de seus ingredientes. Existe alguma preocupação de que o uso prolongado de enxaguante bucais contendo álcool possa ser um fator de risco no desenvolvimento de câncer de boca. Além disso, crianças pequenas não devem usar enxaguante bucal se puderem engoli-lo.

Limpeza de língua

Considere limpar a parte de trás da língua todos os dias. Algumas pessoas fazem isso com uma escova de dentes macia embebida em enxaguante bucal (não pasta de dente). É mais fácil e melhor se você comprar um raspador de língua de plástico especial na farmácia. Você precisa trazê-lo de volta o mais longe possível e, em seguida, raspá-lo suavemente para frente para limpar a língua de qualquer placa. Alguns estudos sugerem que raspadores ou limpadores de língua são um pouco mais eficazes do que escovas de dente no controle do mau hálito. Caso se interesse mais sobre os tratamentos odontológicos, acesse Clinica Odontológica BH.com/

Goma de mascar

Algumas pessoas mascam chicletes sem açúcar após cada refeição. Não está claro até que ponto o chiclete ajuda a reduzir o mau hálito, mas mascar chiclete aumenta a produção de saliva. A saliva ajuda a lavar a boca para ajudar a limpar quaisquer detritos remanescentes da refeição.

Comida e bebida

Açúcares e alimentos açucarados na boca são os principais alimentos nos quais os germes (bactérias) se desenvolvem para produzir ácidos que podem contribuir para a cárie dentária. Alimentos e bebidas ácidas também são um fator principal na erosão dentária. Então, algumas dicas:

  • Limite a quantidade de alimentos e bebidas açucarados que você ingere. Em particular, não coma alimentos açucarados.
  • Tente reduzir a quantidade de ácido em contato com os dentes. Portanto, limite as bebidas com gás (incluindo água com gás) e sucos de frutas, pois eles tendem a ser ácidos. Talvez apenas limite-se a uma bebida com gás ou suco de frutas por dia. Caso contrário, escolha bebidas muito menos ácidas, como água sem gás e leite, chá ou café (sem açúcar).
  • Beba qualquer bebida ácida, como refrigerantes e sucos de frutas, rapidamente – não os encha a boca ou os segure na boca por qualquer período de tempo.
  • Escove os dentes pelo menos uma hora depois de comer ou beber qualquer coisa – especialmente alimentos e bebidas ácidas. (Veja acima os motivos.)
  • Da mesma forma, não escove os dentes uma hora depois de vomitar (vômito), pois o ácido estomacal fará parte do vômito.
  • Ao dar medicamentos para crianças, como Calpol®, use sempre que possível as versões sem açúcar.

Pare de fumar

Se você fuma, tente parar. Fumar ou usar outros produtos de tabaco oral aumenta o risco de desenvolver doenças gengivais, bem como causar halitose devido aos produtos químicos deixados na boca.

Se você usa dentaduras e tem halitose

Você pode não estar limpando-os corretamente. Peça ao seu dentista conselhos sobre a limpeza de dentaduras.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Isso dependerá naturalmente da causa. Por exemplo, se você tiver pólipos nasais, pode ser prescrito um spray nasal de esteroides ou uma operação. Se você tem refluxo ácido, pode prescrever medicamentos como inibidores da bomba de prótons (IBPs) ou ranitidina . Você pode ser prescrito antibióticos se tiver uma infecção, etc.

O principal tratamento da halitose proveniente de dentro da boca é uma boa higiene oral. Procure adquirir o hábito regular de boa higiene bucal – em particular, escovar os dentes e limpar entre os dentes.

Escovar os dentes

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Use uma escova macia e uma pasta de dentes que contenha flúor. A cabeça da escova deve ser pequena o suficiente para penetrar em todas as áreas da boca. Passe pelo menos dois minutos escovando, cobrindo todas as áreas (dentro, fora e áreas de mastigação de cada dente). Preste atenção especial onde os dentes encontram a gengiva. Compre uma nova escova de dentes a cada 3-4 meses. Estudos sugerem que as escovas de dentes elétricas removem melhor a placa e os detritos do que as escovas manuais.

Idealmente, escove os dentes antes de comer ou pelo menos uma hora depois de comer. A razão para isso é ajudar a prevenir a erosão dentária. Muitos alimentos contêm ácidos. Em particular, bebidas com gás (incluindo água com gás) e sucos de frutas. Depois que seus dentes são expostos ao ácido, o esmalte fica um pouco amolecido. Mas, a ação do cálcio e de outros sais minerais na saliva pode ajudar a neutralizar e reverter esse amolecimento. Portanto, não escove os dentes imediatamente após comer, quando o esmalte tende a ficar mais macio; em particular, depois de comer ou beber alimentos e bebidas ácidas. É melhor esperar pelo menos uma hora depois de comer ou beber qualquer coisa antes de escovar os dentes.

Limpeza entre os dentes

Limpe entre os dentes depois de escovar uma vez ao dia, mas idealmente duas vezes ao dia. Isso é para remover a placa entre os dentes. Fio dental é comumente usado para fazer isso. Pode ser que pequenas escovas interdentais sejam mais eficazes, mas os estudos ainda não demonstraram isso de forma convincente. O objetivo é limpar as laterais dos dentes onde a escova não consegue alcançar. Além disso, para limpar os espaços entre os dentes (os espaços interdentais) de detritos. Algumas pessoas que nunca limparam entre os dentes antes ficam surpresas com a quantidade extra de detritos e partículas de alimentos que podem ser removidos fazendo isso além da escovação.

Se você não tem certeza de como limpar entre os dentes, pergunte ao seu dentista ou higienista dental. Resumidamente: fio dental normal se parece um pouco com fio de algodão. Corte cerca de 40 cm. Enrole as pontas em volta dos dedos médios de cada mão. Em seguida, pegue o fio dental entre os polegares e o indicador para obter uma seção apertada de 3-4 cm que você pode puxar entre os dentes. Raspe suavemente o fio dental nas laterais de cada dente, da gengiva para fora. Use um pedaço novo de fio dental a cada vez.

Algumas pessoas preferem a fita adesiva que desliza entre os dentes mais facilmente do que o fio normal. Além disso, algumas pessoas usam garfos de plástico descartáveis com um pequeno pedaço de fio dental entre as duas pontas. Estes podem ser mais fáceis de segurar e manipular. No entanto, eles são caros. Algumas pessoas usam palitos ou pequenas escovas interdentais para limpar o espaço entre os dentes.

As gengivas podem sangrar um pouco quando você começa a limpar entre os dentes. Isso deve resolver em alguns dias. Se persistir, consulte um dentista, pois o sangramento regular pode indicar doença gengival.

Faça exames dentários regulares nos intervalos recomendados pelo seu dentista (normalmente pelo menos uma vez por ano). Um dentista pode detectar o acúmulo de placa e remover o tártaro (cálculo). A doença gengival precoce pode ser detectada e tratada para evitar que ela piore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *