Rins saudáveis limpam seu sangue e removem fluido extra na forma de urina. Eles também produzem substâncias que mantêm seu corpo saudável. A diálise substitui algumas dessas funções quando seus rins não funcionam mais. Existem dois tipos diferentes de diálise – hemodiálise e diálise peritoneal. O seguinte é sobre hemodiálise.
Contents
Quando a diálise é necessária?
Você precisa de diálise se seus rins não removerem mais resíduos e líquidos suficientes do sangue para mantê-lo saudável. Isso geralmente acontece quando você tem apenas 10 a 15 por cento de sua função renal. Você pode ter sintomas como náuseas, vômitos, inchaço e fadiga. No entanto, mesmo que você ainda não tenha esses sintomas, ainda pode ter um alto nível de resíduos no sangue que podem ser tóxicos para o corpo. O seu médico é a melhor pessoa para lhe dizer quando deve iniciar a diálise. Quer saber mais sobre hemodiálise, acesse https://nefroclinicas.com.br/
Como funciona a hemodiálise?
A hemodiálise é um procedimento em que uma máquina de diálise e um filtro especial chamado rim artificial, ou dialisador, são usados para limpar o sangue. Para colocar seu sangue no dialisador, o médico precisa fazer um acesso, ou entrada, em seus vasos sanguíneos. Isso é feito com uma pequena cirurgia, geralmente no braço.
Como o dialisador limpa meu sangue?
O dialisador, ou filtro, tem duas partes, uma para o sangue e outra para um fluido de lavagem chamado dialisato. Uma fina membrana separa essas duas partes. Células sanguíneas, proteínas e outras coisas importantes permanecem no sangue porque são grandes demais para passar pela membrana. Resíduos menores no sangue, como uréia, creatinina, potássio e fluido extra, passam pela membrana e são lavados.
Onde é feita a hemodiálise?
A hemodiálise pode ser feita em um hospital, em um centro de diálise que não faz parte de um hospital ou em casa. Você e seu médico decidirão qual é o melhor lugar, com base em sua condição médica e em seus desejos.
Quanto tempo dura cada tratamento de hemodiálise?
Em um centro de diálise, a hemodiálise geralmente é feita 3 vezes por semana por cerca de 4 horas de cada vez. As pessoas que optam por fazer hemodiálise em casa podem fazer o tratamento de diálise com mais frequência, 4-7 vezes por semana por menos horas de cada vez.
Seu médico lhe dará uma receita que informa quanto tratamento você precisa. Estudos mostraram que fazer a quantidade certa de diálise melhora sua saúde geral, mantém você fora do hospital e permite que você viva mais. Sua equipe de tratamento de diálise monitorará seu tratamento com exames laboratoriais mensais para garantir que você esteja recebendo a quantidade certa de diálise. Uma das medidas que sua equipe de diálise pode usar é chamada de taxa de redução de ureia (URR). Outra medida é chamada Kt/V . Pergunte à sua equipe de diálise que medida eles usam e qual é o seu número. Para garantir que você está recebendo diálise suficiente:
- *seu Kt/V deve ser pelo menos 1,2 ou
- *seu URR deve ser de pelo menos 65 por cento.
Posso fazer hemodiálise em casa?
Possivelmente. Muitos pacientes têm seus tratamentos de hemodiálise em casa.
Preciso comer uma dieta especial?
Sim. De um modo geral, os pacientes em diálise são aconselhados a aumentar sua ingestão de proteínas e limitar a quantidade de potássio, fósforo, sódio e líquidos em sua dieta. Pacientes com diabetes ou outras condições de saúde podem ter restrições adicionais de dieta. É importante conversar com seu nutricionista sobre suas necessidades individuais de dieta.
Sua equipe de diálise monitorará seu tratamento com exames laboratoriais mensais para garantir que você receba a quantidade certa de diálise e que esteja atingindo suas metas alimentares. Para mais informações sobre nutrição e hemodiálise, acesse https://nefroclinicas.com.br/blog/
A diálise pode curar minha doença renal?
Em alguns casos de insuficiência renal súbita ou aguda, a diálise pode ser necessária apenas por um curto período de tempo até que os rins melhorem. No entanto, quando a doença renal crônica progride para insuficiência renal ao longo do tempo, seus rins não melhoram e você precisará de diálise para o resto de sua vida, a menos que seja capaz de receber um transplante de rim.
Ficarei desconfortável na hemodiálise?
Quando você inicia a hemodiálise, as agulhas colocadas em sua fístula ou enxerto podem ser desconfortáveis. A maioria dos pacientes se acostuma com isso com o tempo. A sua equipa de cuidados de diálise irá certificar-se de que está o mais confortável possível durante o seu tratamento. Sintomas como cãibras, dores de cabeça, náuseas ou tonturas não são comuns, mas se você tiver algum deles, pergunte à sua equipe de diálise se alguma das etapas a seguir pode ajudá-lo:
- * Retarde a remoção de fluidos, o que pode aumentar o tempo de diálise.
- *Aumente a quantidade de sódio no seu dialisado.
- * Verifique seus medicamentos para pressão alta.
- *Ajuste seu peso seco ou peso alvo.
- * Resfrie um pouco o dialisado.
- *Use um medicamento especial para ajudar a prevenir a pressão arterial baixa durante a diálise.
Você pode ajudar a si mesmo seguindo sua dieta e ingestão de líquidos. A necessidade de remover muito líquido durante a diálise é uma das coisas que podem fazer você se sentir desconfortável durante o tratamento.
Ouvi dizer que talvez precise reutilizar meu dialisador a cada tratamento. Isso é seguro?
Antes de reutilizar seu dialisador, seu centro de diálise o limpa de acordo com diretrizes cuidadosas. Se feito corretamente, a reutilização geralmente é segura. Antes de cada tratamento, seu dialisador deve ser testado para garantir que ainda esteja funcionando bem. Se o seu dialisador não funcionar mais bem, ele deve ser descartado e você deve receber um novo. Pergunte à sua equipe de diálise se eles testaram seu dialisador e se ele ainda funciona bem.
Se você não deseja reutilizar seu dialisador, seu centro pode estar disposto a fornecer um novo dialisador para cada tratamento. Pergunte sobre a política do centro sobre reutilização.
Os pacientes em diálise podem viajar?
Sim. Os centros de diálise estão localizados em todas as partes dos Estados Unidos e em muitos países estrangeiros.
Antes de viajar, você deve marcar uma consulta para tratamentos de diálise em outro centro. A equipe do seu centro pode ajudá-lo a marcar essa consulta.
Os pacientes em diálise podem continuar trabalhando?
Sim. Muitos pacientes em diálise continuam a trabalhar ou retornam ao trabalho depois de se acostumarem com a diálise. Se o seu trabalho exige muito trabalho físico (levantamento pesado, escavação, etc.), talvez seja necessário alterar suas funções.