Tipos de Acabamentos em Gesso e Reboco Externo para Edificações

O reboco é um processo pelo qual as superfícies grosseiras de telhados de paredes ou tetos são alteradas ou viradas ou rebocadas para proporcionar suavidade. No início, os materiais úmidos são espalhados sobre as obras de blocos ou tijolos e, em seguida, equipamentos adequados são usados ​​para nivelar a superfície. O objetivo principal do reboco é obter uma superfície dura e lisa que possa ser pintada e proporcionar uma aparência estética agradável.

Recentemente, as superfícies das paredes das casas modernas são acabadas com tijolos ou blocos ou pedras esteticamente agradáveis ​​para mostrar belas aparências. Os materiais molhados que se espalham pelas superfícies das paredes ou telhados não devem ter mais de 0,3 cm.

No entanto, existem superfícies em que as irregularidades são superiores a 3cm. Neste caso, o sub-revestimento, que é um material de grão grosso de baixo custo, é usado para renderizar a superfície, seguido pelo revestimento de acabamento, que é uma camada fina de materiais de grão fino. Além disso, paredes construídas com pedras irregulares e de tamanhos diferentes podem exigir três revestimentos. Isso ocorre porque o sub pelo espesso tende a ceder devido ao peso do gesso úmido espesso. É por isso que espalhar uma camada fina e permitir o endurecimento seguido pelo emprego de uma segunda camada de base é a melhor prática, conforme mostrado na Figura 1. Finalmente, a camada de acabamento é aplicada na superfície. Quer saber mais sobre ? Acesse http://engessar.com.br/

A mistura de cal consiste em areia e linha que são misturadas por 1 areia a 3 de cal por volume. Não só esta mistura é usada como subcamada, mas também como camada de acabamento. O reboco de cal pode encolher após a secagem, pelo que são usados ​​pêlos de animais de cerca de 5 Kg por 1 m 2 para evitar que o reboco de cal rache e encolha. O gesso de cal pode ser usado para restauração e reabilitação de estruturas antigas.

Contents

Gesso de cimento

O cimento Portland em pó cinza é misturado com água na proporção de 1 cimento para 3 ou 4 areia lavada limpa por volume como uma camada de base para fundo duro, por exemplo, paredes e divisórias de blocos de tijolos. A mistura de areia e cimento pode ser plástica e requer mão de obra experiente e qualificada, portanto, plastificante ou cal é adicionado à mistura geralmente pela proporção de volume de 1 cimento: 0,25 cal: 3 areia ou 1 cimento para 4 areia com plastificante. Plastificante é um líquido adicionado à mistura para facilitar o espalhamento do gesso sobre a superfície.

Gesso Gesso

O gesso é um material de gesso amplamente utilizado que pode ser extraído naturalmente ou produzido como subproduto. Assim, importante gesso que é empregado como sub-revestimento, revestimento de acabamento e substituiu a cal e o cimento amplamente. Além disso, pequenas expansões do gesso são consideradas propriedades significativas que evitam retrações e trincas. Existem vários tipos de gesso que são produzidos por aquecimento de gesso a um grau específico, por exemplo, gesso anidro fabricado por aquecimento de gesso até 170 C o , gesso hemi-hidratado produzido por aquecimento de gesso a mais de 170 C o . Além disso, dependendo das aplicações para paredes ou tetos, os rebocos de gesso podem ser categorizados como fundição, subcapa, acabamento, uma demão e gesso aplicado à máquina.

Superfícies de fundo para gesso

O tipo de reboco e a sua aplicação variam em função da superfície da parede ou do tecto a rebocar. Tijolos ou blocos com superfícies rugosas e sólidas possuem meios de adesão mecânica quando o gesso é aplicado nas paredes ou tetos de fundo. As chaves mecânicas que aderem o reboco endurecido às superfícies são criadas após a secagem do reboco úmido espalhado. As chaves de gesso limitam ou restringem a retração do cimento que é o principal componente do gesso de subcapa. Os tijolos prensados ​​à máquina com superfícies lisas e de alta densidade absorvem uma quantidade adequada de água que ajudará a aderir os rebocos às superfícies.
O grau de absorção de água por tijolos de superfície lisa e densa que auxiliam na adesão do gesso é chamado de sucção. Os blocos produzidos por concreto leve possuem grandes sucções que impedem a fixação adequada dos rebocos nas superfícies. Portanto, é aconselhável diminuir o grau de absorção de água por primer líquido ou pulverização de água antes do reboco. Existem duas soluções diferentes para superfícies com baixa sucção: agente de ligação PVA e agente de ligação de polímero. No primeiro método, o acetato de polivinila é escovado na superfície e o gesso é espalhado quando o PVA ainda está pegajoso, o que cria uma ligação.

Neste último, as superfícies são tratadas pela combinação de areia de sílica e polímero e a ligação é fornecida pelo grão de areia de sílica após a secagem do polímero. Existem vários tipos de cordões e batentes de aço galvanizado que são produzidos para serem empregados com gesso e gesso cartonado como reforço de ângulo e batente. As miçangas são utilizadas na junção do gesso da parede ao teto e do gesso a outros materiais. Aço galvanizado utilizado como batentes para criar acabamentos perfeitos nas junções de gesso a outro material em ângulos, ao redor de janelas e portas e rodapés conforme mostrado na.

Acabamentos de gesso para vigas e vigas de madeira

O espalhamento de gesso em ripas de madeira é uma técnica antiga e tradicional que costumava criar uma superfície de acabamento nivelada para o teto e telhados de madeira e divisórias de vigas. Este método foi substituído em grande parte por placas de gesso cartonado, razão pela qual não são fornecidos mais detalhes. O gesso cartonado é feito de gesso duro que se une a dois papéis pesados ​​que evitam danos resultantes do manuseio e instalação do gesso.

É fabricado com várias espessuras, por exemplo 0,95 cm, 1,25 cm, 1,5 cm. e 1,9 cm que aplicado como forro seco ou como fundo de gesso em placas de diferentes tamanhos. Placa de gesso cartonado é amplamente utilizada em forros de pisos de madeira e telhados como forro. O gesso cartonado é consideravelmente rentável e pode ser instalado e rebocado facilmente. Outra vantagem destacada é a resistência ao fogo por ser incombustível. No entanto, o isolamento acústico deficiente e as rachaduras de movimento ou vibração são desvantagens das placas de gesso. O Blog Engessar detalha outras coisas sobre, veja a seguir https://engessar.com.br/blog/
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Rodapés e Arquitraves

As saias são faixas estreitas feitas em torno da base da parede na interseção da parede e do piso e fabricadas com força suficiente para resistir a golpes. Serve para enfatizar a junção de parede e piso. Existem vários tipos de rodapés, como madeira, metal, telha e magnesita. Arquitraves são moldes ou formas que são usadas para fins decorativos instalados em torno de portas e janelas.

Os tipos de acabamentos de gesso usados ​​na construção civil são:

Diferentes tipos de acabamentos de gesso com diferentes aparências estão disponíveis como segue.

  • Acabamento liso
  • Acabamento em bruto
  • Acabamento em areia
  • Acabamento em seixo
  • Acabamento sucateado
  • Acabamento profundo
  • Acabamento texturizado

Acabamento de gesso liso

Para obter um acabamento liso, a argamassa utilizada deve estar na proporção 1:3. Deve-se levar areia fina para preparar a argamassa. Para espalhar a argamassa, a bóia de escumadeira ou a bóia de madeira é a ferramenta mais adequada. Assim, obtém-se finalmente uma superfície lisa e nivelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *