A lei de publicidade inclui leis e regulamentos estaduais e federais que regem como os produtos podem ser anunciados, incluindo o conteúdo dos anúncios, e quando e como eles atingem os consumidores. A lei de publicidade inclui direitos antitruste, informações ao consumidor, comunicações, tecnologia e propriedade intelectual, em particular o uso de marcas registradas e direitos autorais.
Os vendedores são legalmente responsáveis pelas declarações que fazem sobre produtos e serviços em anúncios. Terceiros, como agências de publicidade, também podem ser responsabilizados pela apresentação ou disseminação de representações enganosas se tiverem participado da criação ou divulgação do anúncio ou estiverem cientes das informações enganosas. Anúncios com isenções de responsabilidade e divulgações devem ser claros e concisos: os compradores devem ser capazes de ver, ler ou ouvir e entender as informações. No entanto, um aviso de isenção de responsabilidade sozinho geralmente não torna aceitável uma alegação enganosa. Quer mais dicas sobre publicidade? Entre em contato com https://agenciafaz.com.br/
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Proteção da Primeira Emenda
Embora a Constituição ofereça menos proteção ao discurso comercial do que outras categorias de discurso e esteja sujeita à regulamentação governamental, incluindo regras federais e estaduais que proíbem o discurso comercial considerado “enganoso”. “
De onde vêm as regras de publicidade
As regras de publicidade, que ditam o que as empresas podem ou não dizer nos anúncios, vêm das leis estaduais e federais aplicáveis. Essas leis geralmente se concentram em publicidade verdadeira, práticas de publicidade enganosa e publicidade injusta. As leis e agências estaduais e federais visam restringir essas práticas de publicidade, exigem que as empresas falem honestamente sobre seus produtos ou serviços e comprovem as alegações que fazem na publicidade.
Há uma linha tênue, mas geralmente clara, entre uma empresa fazendo alegações infundadas (que violam a lei) e simplesmente se gabando subjetivamente de seu produto. Por exemplo, você pode alegar ter o café mais delicioso, mas não pode anunciar que todo mundo que bebe seu café adora ou que beber seu café o ajudará a viver mais.
A Lei Lanham
Enquanto a FTC aplica as leis de proteção ao consumidor em nome dos consumidores, a Lei Lanham permite que os concorrentes processem os anunciantes em particular por propaganda enganosa. A Lei Lanham diz respeito principalmente à violação da lei de marcas registradas , mas os concorrentes também podem entrar com ações judiciais por propaganda enganosa. Para processar sob a Lei Lanham, você deve provar o seguinte:
- O anunciante fez alegações factualmente falsas sobre o produt
- A propaganda enganou ou pode enganar um grande segmento da população-alvo
- A decepção era uma parte importante do anúncio
- O produto foi vendido através das fronteiras do estado
- O concorrente (autor) provavelmente foi prejudicado pelo engano
Observe que, embora a Lei Lanham proteja os consumidores (de confusão de marca registrada e propaganda enganosa), apenas os concorrentes podem processar sob a lei.
Regras gerais de publicidade da FTC
Sob o olhar atento da FTC, as seguintes regras gerais de publicidade devem ser seguidas:
- Os anúncios devem ser verdadeiros e não enganosos
- As empresas devem ter evidências para respaldar suas reivindicações
- Os anúncios não podem ser injustos, o que significa que o anúncio não pode causar danos substanciais aos consumidores que os consumidores não possam razoavelmente evitar. Por exemplo, os anúncios não podem fazer afirmações sobre benefícios à saúde que levem consumidores razoáveis a comprar um produto, que só descobrem mais tarde que o produto é realmente prejudicial.
A FTC exerce um tremendo poder de imposição e primeiro tentará resolver as reclamações em particular com o anunciante. Se o anunciante não o fizer, a FTC pode processar a empresa em nome dos consumidores lesados e forçar o anunciante a veicular novos anúncios que corrijam declarações ou implicações anteriormente falsas, enganosas ou injustas dos anúncios. Por exemplo, anúncios de TV da pílula anticoncepcional Yazs mencionam um anúncio anterior que pode ter enganado os consumidores. Essa campanha publicitária corretiva foi o resultado de a FTC e a FDA ganharem uma ação judicial e forçarem a farmacêutica a veicular anúncios corretivos.
Regulamento Federal de Publicidade
Alguns estatutos federais regem a propaganda de produtos ou categorias específicas. A Lei Federal de Rotulagem e Publicidade de Cigarros de 1965, que exigia que um rótulo de advertência de saúde fosse colocado em produtos de tabaco para venda, foi alterada em 1986 para proibir a publicidade de rádio e televisão para cigarros e produtos de tabaco sem fumaça. Anúncios de medicamentos prescritos, sob a Seção 502(n) da Lei de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, devem incluir o nome estabelecido, o nome da marca, se houver, a fórmula mostrando cada ingrediente quantitativamente e um breve resumo explicando os efeitos colaterais, contra-indicações e eficácia. Caso se interesse mais sobre publicidade e marketing digital, acesse https://agenciafaz.com.br/blog/
De acordo com a lei, uma representação, omissão ou prática é enganosa se for susceptível de induzir os consumidores em erro e influenciar o comportamento ou as decisões dos consumidores sobre o produto ou serviço. Um ato ou prática é injusto se o dano que causa ou é provável que cause seja significativo, não seja superado por outros benefícios e não seja razoavelmente evitável. Uma declaração em um anúncio pode ser enganosa se informações relevantes forem omitidas ou se a declaração implicar algo que não seja verdadeiro. As alegações devem ser substanciadas ou suportadas por evidências, especialmente quando dizem respeito à saúde, segurança ou desempenho. Por exemplo, um anúncio não pode reivindicar benefícios ambientais significativos a menos que possam ser comprovados; Termos vagos como ecologicamente correto podem ser enganosos ou enganosos para os consumidores.
Conteúdo dos anúncios
Várias regras da FTC se aplicam à publicidade, embora a FTC se concentre em direcionar propagandas falsas e anúncios que fazem afirmações sobre saúde e segurança. Os regulamentos específicos da FTC regem os anúncios que anunciam produtos gratuitos; números 900 e outros serviços de pagamento por chamada; têxteis; e joias, incluindo ouro, prata, platina, estanho, diamantes, pedras preciosas e pérolas.
Se um anúncio incluir uma demonstração de um produto ou serviço, a demonstração deve mostrar como o produto funcionará sob condições normais de uso pelos consumidores. Da mesma forma, quaisquer depoimentos e endossos em um anúncio devem refletir as experiências típicas dos consumidores, a menos que o anúncio indique o contrário de forma clara e visível. Um aviso de que nem todos os consumidores obterão os mesmos resultados não é suficiente para qualificar uma reclamação, e um anunciante não pode usar depoimentos ou endossos para fazer uma afirmação que o anunciante não pode comprovar.
Se um anúncio fizer referência a uma garantia de um produto que pode ser adquirido por correio, telefone ou computador, o anúncio deve informar aos consumidores como obter uma cópia da garantia. Anúncios que oferecem reembolso, incluindo linguagem como “satisfação garantida” ou “garantia de devolução do dinheiro”, exigem que as empresas forneçam aos consumidores os termos da oferta e reembolsem integralmente por qualquer motivo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade