Regras de ouro da prevenção de doenças renais

Muitos de nós não dão muita atenção aos nossos rins que trabalham duro. A verdade é que no Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

Os principais fatores de risco de doença renal são diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, histórico familiar de doença renal e obesidade.Aqui estão algumas regras de ouro de prevenção para diminuir suas chances de contrair doença renal.

Contents

Pare de fumar

Fumar aumenta o risco de doenças cardiovasculares , incluindo ataques cardíacos ou derrames, que estão associados a um risco maior de DRC. Quer saber mais sobre prevenção de doenças renais, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Parar de fumar melhorará sua saúde geral e reduzirá o risco dessas condições graves.

Dieta saudável

Uma dieta saudável e equilibrada pode reduzir o risco de doença renal, mantendo a pressão arterial e o colesterol em um nível saudável.

Uma dieta equilibrada deve incluir:

  • abundância de frutas e legumes – procure pelo menos 5 porções por dia
  • refeições que incluem alimentos ricos em amido, como batatas, pão integral, arroz ou macarrão
  • algumas alternativas de laticínios ou laticínios
  • alguns feijões ou leguminosas, peixe, ovos ou carne como fonte de proteína
  • baixos níveis de gordura saturada, sal e açúcar

Você também pode receber conselhos sobre mudanças na dieta que podem ajudar especificamente na doença renal, como limitar a quantidade de potássio ou fosfato em sua dieta.

Gerenciar a ingestão de álcool

Beber quantidades excessivas de álcool pode fazer com que a pressão arterial e os níveis de colesterol subam para níveis insalubres.

Manter o limite de álcool recomendado é a melhor maneira de reduzir seu risco:

  • homens e mulheres são aconselhados a não beber regularmente mais de 14 unidades por semana
  • espalhe seu consumo por 3 dias ou mais se você beber até 14 unidades por semana

14 unidades equivalem a 6 canecas de cerveja de teor médio ou 10 copos pequenos de vinho de baixo teor.

Saiba mais sobre as unidades de álcool.

Pratique exercícios regularmente

O exercício regular deve ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver doença renal.

Recomenda-se pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividade aeróbica de intensidade moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, todas as semanas, bem como exercícios de força em 2 ou mais dias da semana que trabalhem todos os principais músculos (pernas , quadris, costas, abdômen, peito, ombros e braços).

Cuidado com analgésicos

A doença renal pode ser causada por tomar muitos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno , ou tomá-los por mais tempo do que o recomendado.

Se você precisar tomar analgésicos, certifique-se de seguir as instruções que acompanham o medicamento.

Faça check-ups regulares

Você leva seu carro para uma revisão para garantir que ele funcione sem problemas, então por que você não cuidaria do seu corpo? O seu médico pode verificar se há doença renal com 2 testes simples : um exame de urina e um exame de sangue. Um teste de urina chamado razão albumina creatinina (ACR) verifica se há uma proteína chamada albumina na urina. Um exame de sangue chamado taxa de filtração glomerular (TFG) informa o quão bem seus rins estão trabalhando para remover os resíduos do seu corpo.

Tornamos mais fácil do que nunca conhecer o seu risco. Faça o teste de risco renal para ver se você está em risco de desenvolver doença renal. Este teste simples de um minuto pode literalmente salvar sua vida. Quanto vale um minuto quando você pensa assim?

Controle da Pressão Arterial

A pressão alta pode danificar seus rins e aumentar suas chances de contrair doença renal. Se a sua pressão arterial permanecer alta, seu médico pode fazer com que você tome medicamentos. Fazer ajustes simples em seu estilo de vida, como reduzir o sal e o álcool, perder o excesso de peso e se exercitar, pode ajudar a manter sua pressão arterial sob controle. O Blog Nefro Clinicas detalha outras coisas sobre prevenção de doenças renais, veja a seguir https://nefroclinicas.com.br/prevencao-de-doencas-renais/

Gerenciar o açúcar no sangue

Os níveis de açúcar no sangue podem ser influenciados por vários fatores, incluindo aqueles fora do controle de uma pessoa, como hormônios, doenças ou estresse. Com o tempo, níveis elevados de açúcar no sangue podem fazer com que os vasos sanguíneos dentro do rim se tornem estreitos e obstruídos e podem causar danos aos vasos sanguíneos e prejudicar os rins. Se você tem diabetes, a melhor maneira de proteger seus rins é influenciar positivamente seus níveis de açúcar no sangue da melhor maneira possível. Seu plano de tratamento pode incluir mudanças em sua dieta, exercícios e medicamentos para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Coma uma dieta saudável

Um plano de dieta saudável, como a Dieta Mediterrânea e a Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os lipídios do sangue (gordura no sangue). Esses planos de alimentação incluem frutas e vegetais frescos, leite e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura, grãos integrais, peixe, aves, feijão, sementes e nozes. Eles também têm menos sódio, açúcares, gorduras e carnes vermelhas.

Exercício

Você já ouviu isso antes e vamos dizer de novo: você deve se exercitar. O exercício pode ajudá-lo a manter um peso saudável, controlar a pressão arterial e o colesterol, aumentar a força e a resistência e diminuir suas chances de contrair doenças como diabetes, doenças cardíacas e doenças renais. Existem muitos tipos de exercícios que podem ajudá-lo a se manter saudável, incluindo caminhadas, tarefas domésticas, praticar um esporte ou exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo, subir escadas ou caminhadas).

Pare de Fumar

Até agora você deve conhecer os muitos perigos associados ao tabagismo. Fumar causa doenças em todos os órgãos do corpo, incluindo os rins. Se você não conseguir parar de fumar por conta própria, pergunte ao seu médico sobre as opções de tratamento.

Não abuse dos medicamentos para a dor

O uso excessivo de medicamentos para a dor chamados AINEs (anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno) pode causar doença renal. O uso prolongado de AINEs, especialmente em altas doses, reduz o fluxo sanguíneo para o rim, o que causa danos ao tecido renal. Pergunte ao seu médico sobre outros medicamentos para controlar a dor, como paracetamol.

                                                   

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica#:~:text=Recomenda%2Dse%20reduzir%20a%20ingest%C3%A3o,de%20progress%C3%A3o%20da%20doen%C3%A7a%20renal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *