Contents
O que é o teste de depuração de creatinina?
O teste de depuração de creatinina é um teste mais antigo usado para verificar sua função renal. Este teste permite que seu médico examine amostras de sua urina e sangue para ver quanto do produto residual – creatinina – é filtrado pelos rins. Níveis anormais de creatinina na urina e no sangue podem apontar para um problema como doença renal.
Feito em duas partes, o teste de depuração de creatinina envolve a coleta de sua urina durante um período de 24 horas e, em seguida, a coleta de sangue. Essas amostras são então testadas para ver quanta creatinina foi filtrada pelos rins durante a janela de 24 horas. Os resultados do teste serão usados em uma fórmula matemática que calcula sua depuração de creatinina. A depuração de creatinina é uma maneira de estimar sua taxa de filtração glomerular (TFG), ou quão bem os rins estão filtrando seu sangue. A TFG é o número principal usado pelo seu médico para determinar o funcionamento dos seus rins.
O teste de depuração de creatinina não é mais usado com muita frequência. Ele foi amplamente substituído pelas equações da TFG estimada (eGFR) usando os níveis de creatinina no sangue – o que significa que a coleta de urina de 24 horas não é necessária. Quer saber mais sobre ? Acesse https://nefroclinicas.com.br/
O que é creatinina?
A creatinina é na verdade um produto residual da creatina. A creatina é um produto químico que seu corpo usa para fornecer energia aos músculos. À medida que os músculos usam energia, o tecido que compõe os músculos se decompõe. Essa quebra natural do tecido muscular faz com que a creatinina seja liberada na corrente sanguínea. É quando a creatina se torna creatinina.
Normalmente, a creatinina é filtrada do sangue pelos rins. Se você pensar em cada órgão do seu corpo como tendo um trabalho, os rins são os filtros. Eles são responsáveis por limpar seu sangue. O material que é removido do seu sangue deixa seu corpo na urina. Se seus rins não estão funcionando corretamente, você pode ter níveis mais altos de creatinina no sangue do que deveria.
Por que preciso fazer o teste de depuração de creatinina?
Qualquer pessoa pode estar em risco de uma doença renal em algum momento de sua vida. No entanto, algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver um problema renal do que outras. Esses riscos podem incluir:
- Idade (você pode estar em maior risco após os 60 anos).
- Diabete.
- Pressão alta (hipertensão).
- História familiar de distúrbios renais.
- Herança (há um risco maior para pessoas de origem afro-americana, asiática, nativa americana ou das ilhas do Pacífico).
Quando é feito o teste de depuração de creatinina?
O teste de depuração de creatinina é feito quando seu médico acha que o resultado de eGFR dado com seu nível de creatinina no sangue pode não ser preciso. Exemplos incluem quando as pessoas têm muito pouco ou muito músculo em seus corpos. No entanto, existem maneiras de verificar isso, como com o resultado da eGFR usando cistatina C, outro exame de sangue. Como resultado, a depuração de creatinina raramente é usada na prática moderna.
Existem sintomas associados a um alto nível de creatinina?
A doença renal tende a ser silenciosa e, para muitas pessoas, não há sintomas nos estágios iniciais. No entanto, à medida que a doença progride, você pode experimentar alguns sintomas. Estes podem incluir:
- Inchaço.
- Fadiga (sentir-se cansado).
- Mudanças na frequência com que você urina.
- Perda de apetite.
- Náusea.
- Coceira.
Por que o teste de depuração de creatinina é feito?
O teste de depuração de creatinina é para confirmar o nível de função renal relatado com o nível de eGFR. Seu médico vai querer saber como seus rins estão funcionando. Os resultados deste teste podem levar a um diagnóstico de doença renal.
DETALHES DO TESTE
O teste de depuração de creatinina é feito em casa?
Parte do teste de depuração de creatinina é feito em casa e a outra parte em um laboratório. Você coletará sua urina durante um período de 24 horas em casa. Durante esse período, você ainda pode participar de suas atividades diárias normais. Você só precisa seguir um cronograma para coletar suas amostras de urina e certificar-se de não perder nenhuma coleta (não lave nenhuma urina).
A segunda parte do teste envolve a coleta de sangue. Isso precisará ser feito em um laboratório, unidade de saúde ou no escritório do seu provedor. Seu provedor lhe dará instruções sobre onde ir para o exame de sangue quando você pegar seus materiais de teste. Muitas vezes, você deixará sua coleta de urina quando for tirar seu sangue.
O que preciso fazer para me preparar para o teste de depuração de creatinina?
Antes do teste de depuração de creatinina, seu médico lhe dará instruções específicas. Durante o teste de depuração de creatinina, você precisará coletar sua urina por 24 horas e, em seguida, seu sangue será coletado.
Seu provedor fornecerá o recipiente que você precisará para coletar sua amostra de urina e informará como armazená-la durante o período de 24 horas em que você a estiver coletando. É importante seguir as instruções que seu provedor lhe dá. Certifique-se de coletar urina durante todo o teste. Se você pular algumas vezes ou não seguir as instruções, pode ser necessário repetir o teste.
Você também pode ser solicitado a parar de tomar alguns medicamentos. Isso será feito com a supervisão direta do seu provedor. Alguns medicamentos podem afetar a precisão do teste e, portanto, você pode precisar parar temporariamente de tomá-los. Esses medicamentos podem incluir:
- Antibióticos (Bactrim).
- Comprimidos de ácido estomacal (como famotidina).
Certifique-se de informar o seu médico sobre qualquer medicação que você está tomando e certifique-se de que há uma lista completa de todos os medicamentos que você está tomando em seu prontuário médico. Nunca pare qualquer medicação sem antes falar com seu médico.
Preciso jejuar (não comer) antes do teste de depuração de creatinina?
Em geral, você pode comer normalmente antes e durante o teste de depuração de creatinina. No entanto, você pode ser solicitado a não comer durante a noite. Seu provedor também pode pedir que você não coma carne antes do teste. Isso pode alterar os resultados porque há níveis mais altos de creatina na carne, o que faria com que seu corpo tivesse níveis mais altos de creatinina durante o teste.
O que acontece durante o teste de depuração de creatinina?
Você fará o teste de depuração de creatinina em 24 horas. Durante esse período, você coletará sua urina toda vez que urinar. Isso dará ao seu médico uma boa ideia de seus níveis de creatinina durante todo o dia.
Certifique-se de seguir as instruções do seu médico de perto. Essas instruções incluirão detalhes sobre como armazenar sua amostra de urina e onde você a coletará quando o teste terminar.
Após 24 horas de coleta de sua urina, você precisará tirar seu sangue. Esta segunda parte do teste analisa a quantidade de creatinina na corrente sanguínea. Isso é chamado de creatinina sérica. Seus resultados de ambos os testes serão conectados a uma fórmula matemática que determina sua depuração de creatinina. Essa taxa informa ao seu provedor o quão bem seus rins estão filtrando os resíduos da corrente sanguínea. Para mais informações sobre depuração de creatinina, acesse https://nefroclinicas.com.br/hemodiafiltracao-o-que-e-como-funciona-quais-os-beneficios-e-indicacoes/
O que acontece se eu esquecer de coletar uma amostra de urina durante a coleta?
É muito importante coletar amostras de urina durante todo o dia para que o teste de depuração de creatinina seja preciso. Se você pular uma coleta de urina, isso pode afetar os resultados do teste. Ligue para o consultório do seu médico se você perder uma coleta para ver se você deve continuar o teste ou parar e recomeçar no dia seguinte.
Sentirei alguma dor durante o teste de depuração de creatinina?
O teste de depuração de creatinina é geralmente indolor. A primeira parte do teste envolve a micção normal durante um período de 24 horas. Você pode sentir algum desconforto com a agulha quando fizer a coleta de sangue. Esta é uma parte necessária do teste e acontece rapidamente. Algumas pessoas descrevem a coleta de sangue como uma sensação de ardor. É possível sentir algum latejar ou ter uma leve contusão após a coleta de sangue. No entanto, todo esse desconforto desaparece rapidamente.