Tráfego SEO: O que é? Como faço para aumentar?

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O que é tráfego de SEO?

Existem dois tipos de tráfego no site:

  • Tráfego orgânico: é o tráfego pelo qual você não paga diretamente. Inclui pessoas que clicam em seu site a partir de suas páginas de mídia social, seu boletim informativo por e-mail, resultados de pesquisa do Google e assim por diante.
  • Tráfego pago: é o tráfego pelo qual você paga diretamente. Inclui pessoas que clicam em anúncios de pagamento por clique (PPC), bem como aqueles que ouvem sobre você por meio de marketing de influenciadores, patrocínios de boletins informativos ou podcasts e outras formas de publicidade paga.

SEO significa otimização de mecanismos de pesquisa e é um processo de otimização do seu site com o objetivo de obter uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) e, finalmente, aumentar o tráfego.

Em teoria, o termo SEO refere-se a todos os motores de busca, mas na prática, é o Google que mais importa, pois eles têm uma participação de 87,35% do mercado de buscas, com o Bing sendo um segundo muito distante em 5,53%, e o Yahoo em terceiro lugar com 2,83% do mercado. Quer saber mais sobre SEO, acesse https://www.seobh.org/

O tráfego de SEO é o tráfego orgânico que vem dos mecanismos de pesquisa, ou seja, pessoas que digitaram uma palavra-chave ou consulta no Google, analisaram os resultados da pesquisa e clicaram no seu site.

Observe que isso não inclui o tráfego pago do mecanismo de pesquisa, ou seja, aqueles que inseriram uma consulta em um mecanismo de pesquisa e clicaram no seu anúncio PPC exibido acima dos resultados da pesquisa.

Você pode monitorar o tráfego orgânico de SEO usando ferramentas como Google Analytics e Google Search Console. Se você quiser saber mais sobre essas ferramentas, confira nossos guias sobre SEO Analytics e SEO Tracking.

Por que o tráfego de SEO é tão importante?

O tráfego orgânico vem de seus ativos online, como seus seguidores nas mídias sociais, seu boletim informativo por e-mail e seu blog.

Como você provavelmente sabe, esses ativos levam tempo para serem construídos, mas com o tempo o tráfego que você gera pode ser muito mais barato do que o tráfego pago.

Por exemplo, leva tempo para fazer um blog decolar, mas se você continuar, o tráfego orgânico pode começar a crescer exponencialmente. À medida que seu tráfego de SEO cresce ao longo do tempo, isso significa que você pode reduzir seu orçamento de publicidade paga (ou até eliminá-lo completamente!).

É importante ter em mente que o tráfego de SEO não é gratuito. Você precisará criar o conteúdo por conta própria, nesse caso deve considerar o custo do seu tempo, ou contratar alguém para criá-lo para você.

No entanto, você deve ver isso como um investimento, pois o conteúdo com boa classificação no Google pode gerar tráfego por anos com um esforço adicional mínimo de sua parte (no entanto, convém mantê-lo atualizado).

5 maneiras de aumentar seu tráfego de SEO

Ok, então a pergunta é: como você pode aumentar seu tráfego de busca orgânica? Para responder a isso, vamos ver 5 técnicas que você pode usar.

1. Direcione as palavras-chave certas

A pesquisa de palavras-chave geralmente deve ser o primeiro passo de sua estratégia de SEO, bem como sua estratégia geral de conteúdo. A pergunta que você quer responder com a pesquisa de palavras-chave é “o que meu público-alvo está pesquisando no Google”?

Vamos supor que você já saiba em quais tópicos seus clientes em potencial estão interessados, mas saber exatamente as palavras-chave e as consultas que eles estão usando é um primeiro passo crucial para aumentar o tráfego de pesquisa.

Uma maneira de descobrir quais consultas as pessoas estão usando é digitar uma palavra-chave ampla no Google e observar as sugestões. Por exemplo, se seu público-alvo for empreendedores de comércio eletrônico, se você digitar “comércio eletrônico”, poderá ver outros termos de pesquisa comuns que as pessoas usam:

Agora, é hora de usar ferramentas como SEMrush, Ahrefs, Moz Pro ou Google Keyword Planner para saber mais sobre essas palavras-chave.

Aqui estão as duas principais coisas que você quer saber:

  • Volume de pesquisa: quantas pesquisas para esta palavra-chave são executadas todos os meses?
  • Dificuldade da palavra- chave: quão difícil é classificar na primeira página dos resultados de pesquisa do Google para essa palavra-chave?

Quando você está apenas começando, geralmente deve procurar palavras-chave de cauda longa com volume de pesquisa decente e baixa concorrência.

Agora, você pode estar se perguntando o que se qualifica como “volume de pesquisa decente”, embora, como Brian Dean aponta em seu artigo sobre pesquisa de palavras -chave , isso dependa do seu nicho:

Pode valer a pena fazer alguma pesquisa sobre o volume de buscas para o seu nicho para que você tenha uma melhor compreensão do que deve almejar.

Depois de construir sua própria autoridade de domínio, você pode começar a buscar palavras-chave mais competitivas que tenham alto volume de pesquisa.

2. Crie conteúdo de alta qualidade

O Google se esforçou muito para garantir que o melhor conteúdo chegue ao topo de seus resultados de pesquisa. Isso significa que, como regra geral, o marketing de conteúdo (que inclui SEO) não funciona sem criar um ótimo conteúdo.

É claro que nem sempre funciona assim, mas se você quiser se classificar bem no mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, criar conteúdo de alta qualidade é sua melhor aposta.

Então, o que realmente significa “conteúdo de alta qualidade”? Para responder a isso, aqui estão algumas considerações a serem feitas:

Corresponder à intenção de pesquisa

A coisa mais importante que você precisa considerar é se seu conteúdo corresponde à intenção de pesquisa.

Em outras palavras, quando alguém vê um link para seu site na primeira página dos resultados de pesquisa do Google e clica nele, ele encontrará o que estava procurando?

Existem quatro tipos de intenção de pesquisa:

  • Intenção informativa Isso significa que a pessoa está procurando informações. Por exemplo, “capital de Moçambique”, “dieta cetogênica”, “como baixar um vídeo do YouTube”, etc.
  • Intenção transacional: A pessoa está pesquisando uma potencial compra. Por exemplo, “top hostels London”, “melhor software de email marketing”, etc.
  • Intenção comercial: a pessoa está procurando um produto que deseja comprar. Por exemplo, “caderno Moleskine”, “pedir pizza Barcelona”, etc.
  • Intenção de navegação: a pessoa quer ir para um site específico. Por exemplo, “Sennheiser Reino Unido”, “Podcast Tropical MBA”, etc.

Ao segmentar uma palavra-chave, você deseja determinar e corresponder à intenção de pesquisa, caso contrário, provavelmente terá dificuldades para classificar no Google. Quer saber mais sobre o tráfego de SEO, acesse https://www.seobh.org/gestao-de-trafego-organico-com-fazer/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Torne-o abrangente

Você também deve procurar criar o recurso mais abrangente sobre o assunto na internet.

Depois de determinar a intenção de pesquisa, sua primeira prioridade deve ser combiná-la. Feito isso, você precisa pensar em como tornar o conteúdo ainda mais útil do que os resultados existentes.

Para isso, tente se colocar no lugar da pessoa que digitou essa palavra-chave no Google:

  • Quais são os problemas que eles podem encontrar?
  • Quais são as dicas e truques mais úteis que podem facilitar as coisas?
  • Que informações adicionais eles achariam úteis?

No entanto, é importante resistir à tentação de simplesmente preencher a contagem de palavras. Lembre-se da intenção de pesquisa e pergunte a si mesmo: “o que a pessoa que digitou essa palavra-chave no Google está tentando alcançar?”.

Faça melhor que a concorrência

Em seguida, você quer se concentrar em tornar seu conteúdo melhor do que o que já existe.

Você pode fazer isso analisando o conteúdo que já está classificado na primeira página dos resultados de pesquisa do Google e identificando como pode melhorá-lo.

Aqui estão algumas ideias:

  • Use a formatação adequada: parágrafos de 1-2 linhas, marcadores para listas, imagens para quebrar o texto, etc.
  • Tenha mais e melhores dados: faça backup de suas reivindicações com estatísticas sempre que puder. É uma prática recomendada usar apenas dados que não tenham mais de 2 anos.
  • Adicione exemplos da vida real: conte a história de alguém que esteve lá, fez isso. De preferência com números, capturas de tela e outros exemplos relevantes. O fato é que as pessoas adoram estudos de caso.
  • Cite artigos de pesquisa: Tente encontrar artigos científicos relevantes. Apenas certifique-se de realmente ler o artigo que você está citando na íntegra, caso contrário, você corre o risco de deturpar a pesquisa.
  • Crie imagens personalizadas: você pode encontrar facilmente um designer gráfico em sites como o Upwork, que pode criar imagens personalizadas para o seu blog a um preço acessível.

É importante entender que a competição por esses cobiçados lugares na primeira página dos resultados de busca do Google é acirrada. Isso significa que você precisa superar todos os que já estão nele se quiser ter uma chance.

3. Otimize seu conteúdo

Uma maneira de otimizar seu conteúdo é com o Clearscope, que é uma ferramenta de SEO que ajuda você a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, mostrando como tornar seu conteúdo mais relevante.

A ideia por trás dessa ferramenta é que a relevância é o principal fator de classificação do Google. Simplificando, quanto melhor seu conteúdo corresponder à intenção de pesquisa, maior será a classificação.

O recurso mais valioso do Clearscope é otimizar o conteúdo para relevância. Você cola seu artigo nele e obtém uma pontuação de F a A++. que é baseado em sua contagem de palavras, legibilidade e relevância em comparação com a concorrência.

Depois de ter sua nota, você pode fazer ajustes para melhorá-la. Por exemplo, você pode incluir termos mais relevantes da lista fornecida pela Clearscope. Continue aprimorando até obter um A+ ou A++ para aumentar suas chances de classificação na primeira página dos resultados de pesquisa do Google.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca

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