Como faço para iniciar o processo de obtenção de um transplante de rim?
Peça ao seu médico para encaminhá-lo a um centro de transplante para uma avaliação ou entre em contato com um centro de transplante em sua área. Qualquer paciente renal pode pedir uma avaliação.
Como funciona o processo de avaliação?
Profissionais médicos farão um exame físico completo, revisarão seus registros de saúde e solicitarão uma série de testes e raios-X para aprender sobre sua saúde geral. Tudo o que pode afetar o quão bem você pode lidar com o tratamento será verificado. O processo de avaliação para um transplante é muito completo. Sua equipe de saúde precisará saber muito sobre você para ajudá-los – e você – a decidir se um transplante é adequado para você. Uma coisa que você pode fazer para acelerar o processo é fazer todos os testes o mais rápido possível e manter contato próximo com a equipe de transplante. Se lhe disserem que você pode não estar certo para um transplante, não tenha medo de perguntar por que – ou se você pode ser elegível em algum momento futuro ou em outro centro. Lembre-se, ser ativo em seu próprio cuidado é uma das melhores maneiras de se manter saudável.
Se alguém que você conhece quiser doar um rim para você, essa pessoa também precisará passar por uma triagem para descobrir se é compatível e saudável o suficiente para doar.
Se é seu filho que tem doença renal, você deve pensar seriamente em fazer uma avaliação de transplante para ele. Como o transplante permite que crianças e adultos jovens se desenvolvam da maneira mais normal possível em seus anos de formação, pode ser o melhor tratamento para eles.
Se o processo de avaliação mostrar que um transplante é adequado para você ou seu filho, o próximo passo é obter um rim adequado. (Veja “Encontrando um Rim” abaixo.)
O que a operação envolve?
Você pode se surpreender ao saber que seus próprios rins geralmente não são retirados quando você recebe um transplante. O cirurgião os deixa onde estão, a menos que haja uma razão médica para removê-los. O rim doado é colocado na parte inferior do abdômen (barriga), onde é mais fácil conectá-lo aos vasos sanguíneos importantes e à bexiga. Colocar o novo rim em seu abdômen também torna mais fácil cuidar de quaisquer problemas que possam surgir.
A operação dura cerca de quatro horas. Você ficará dolorido no início, mas deve sair da cama em um ou dois dias e voltar para casa em uma semana. Se o rim veio de um doador vivo, deve começar a funcionar muito rapidamente. Um rim de um doador falecido pode demorar mais para começar a funcionar – duas a quatro semanas ou mais. Se isso acontecer, você pode precisar de diálise até que o rim comece a funcionar.
Após a cirurgia, você aprenderá sobre os medicamentos que terá que tomar e seus efeitos colaterais. Você também vai aprender sobre dieta. Se você fez diálise, verá que há menos restrições sobre o que pode comer e beber, o que é um dos benefícios de um transplante.
O que são medicamentos anti-rejeição?
Normalmente, seu corpo luta contra qualquer coisa que não faça parte de si mesmo, como germes e vírus. Esse sistema de proteção é chamado de sistema imunológico. Para impedir que seu corpo ataque ou rejeite o rim doado, você terá que tomar medicamentos para manter seu sistema imunológico menos ativo. Você precisará tomá-los enquanto seu novo rim estiver funcionando. Sem eles, seu sistema imunológico veria o rim doado como “estranho” e o atacaria e destruiria.
Medicamentos anti-rejeição podem ter alguns efeitos colaterais. É importante conversar com seu médico sobre eles, para que você saiba o que esperar. Felizmente, para a maioria das pessoas, os efeitos colaterais geralmente são gerenciáveis. Alterar a dose ou o tipo de medicamento muitas vezes pode aliviar alguns dos efeitos colaterais.
Além dos medicamentos imunossupressores, você também tomará outros medicamentos. Você também tomará medicamentos para protegê-lo de infecções. A maioria das pessoas acha que tomar remédios é uma pequena troca pela liberdade e qualidade de vida que um transplante bem-sucedido pode proporcionar.