Você está em maior risco de doença renal crônica?

Contents

Como você sabe?

Seu médico ou clínica deve avaliar se você tem algum fator de risco para doença renal crônica. Estes incluem: diabetes, hipertensão, história familiar de insuficiência renal em idosos.

Por que os afro-americanos e outros grupos étnicos correm maior risco de doença renal crônica?

Diabetes, a principal causa de doença renal crônica, é mais comum nesses grupos. Além disso, a pressão alta, a segunda principal causa de doença renal crônica, é mais comum entre os afro-americanos do que em outros grupos étnicos. Muitos especialistas acreditam que esses grupos podem ter uma tendência hereditária para desenvolver essas doenças. Combinado com outras coisas como a obesidade, essa tendência pode levar a doenças. Manter um peso normal e fazer exercícios suficientes é muito importante para esses grupos prevenirem diabetes e pressão alta. Quer saber mais sobre renal crônica? Acesse https://nefroclinicas.com.br/

O que fazer?

Você deve consultar seu médico ou clínica e fazer o teste. Seu exame deve incluir:

  • Verifique sua pressão arterial
  • Um simples teste de proteína em sua urina. A proteína é um bloco de construção importante em seu corpo. Qualquer proteína filtrada é normalmente reabsorvida e retida em seu corpo. No entanto, quando seus rins estão danificados, a proteína acaba na urina. Existem vários testes para encontrar proteína na urina. Se você tiver dois testes positivos ao longo de várias semanas, é chamado de proteína persistente na urina. Este é um sinal de doença renal crônica.
  • Faça um simples exame de sangue para creatinina, um produto residual da atividade muscular. Seus rins normalmente removem a creatinina do sangue. No entanto, quando seus rins estão danificados, sua creatinina no sangue pode atingir níveis elevados. Os resultados do seu teste de creatinina no sangue devem ser usados ​​para estimar sua taxa de filtração glomerular, ou TFG. Sua TFG informa quanta função renal você tem.

A National Kidney Foundation oferece um programa de saúde comunitário gratuito chamado KEEP Healthy. Estes incluem testes para a detecção precoce de doença renal crônica.

Quais são os sintomas?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas graves até que a doença renal piore. No entanto, você pode:

  • sinta-se mais cansado
  • tem menos energia
  • tem problemas para pensar com clareza
  • tem pouco apetite
  • tem problemas para dormir
  • tem pele seca e com coceira
  • tem cãibras musculares à noite
  • tem pés e tornozelos inchados
  • tem inchaço ao redor dos olhos, especialmente pela manhã
  • necessidade de urinar com mais frequência, especialmente à noite.

E se os resultados do meu teste mostrarem que posso ter doença renal crônica?

O seu médico irá querer fazer o seu diagnóstico e verificar a sua função renal para o ajudar a planear o seu tratamento. O médico pode fazer o seguinte:

  • Calcular sua taxa de filtração glomerular (TFG), que é a melhor maneira de saber quanta função renal você tem. Você não precisa fazer outro teste para saber sua TFG. Seu médico pode calculá-lo a partir de sua creatinina no sangue, idade, raça, sexo e outros fatores. Sua TFG permite que seu médico saiba o estágio de sua doença renal e ajuda seu médico a planejar seu tratamento. (Veja a barra lateral, Estágios da Doença Renal Crônica.)
  • Faça uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada para obter uma imagem de seus rins e trato urinário. Isso informa ao seu médico se seus rins são muito grandes ou muito pequenos, se você tem um problema como pedra nos rins ou tumor e se há algum problema com a estrutura dos rins e do trato urinário.
  • Realize uma biópsia renal, que é feita em alguns casos para procurar um tipo específico de doença renal, para ver o quanto os rins estão danificados e para ajudar a planejar o tratamento. Para realizar uma biópsia, o médico remove pequenos pedaços de tecido renal e os examina ao microscópio.

O seu médico também pode pedir-lhe para consultar um especialista em rins que o consultará sobre o seu caso e o ajudará a gerir o seu tratamento.

A progressão da DRC pode ser prevenida?

Provavelmente. A detecção e o tratamento precoces muitas vezes podem retardar ou interromper a doença renal crônica. O quão bem o seu tratamento pode atingir esse objetivo depende de:

  • Seu estágio de doença renal crônica quando você iniciou o tratamento. Quanto mais cedo você começar, melhor será o seu desempenho.
  • Com que cuidado você segue seu plano de tratamento. Aprenda tudo o que há para saber sobre a doença renal crônica e seu tratamento, e certifique-se de seguir cada passo do seu tratamento com diligência.
  • A causa da sua doença renal. Algumas doenças renais são mais difíceis de controlar.

Cuide-se

Tome a sua medicação

É muito importante que tome toda a medicação prescrita, mesmo que não esteja doente. Alguns medicamentos são projetados para evitar que problemas sérios ocorram no futuro.

Também é útil ler a bula do medicamento para possíveis interações com outros medicamentos ou suplementos alimentares.

Verifique com sua equipe de saúde se você planeja tomar analgésicos ou suplementos. Estes podem, por vezes, afetar os seus rins ou afetar a forma como o seu medicamento funciona.

Leia mais sobre remédios sem receita e doenças renais.

Converse também com sua equipe de saúde se tiver alguma dúvida sobre a medicação que está tomando ou se estiver sentindo algum efeito colateral. Quer saber mais sobre os risco e causas da doença renal crônica! Confira aqui https://nefroclinicas.com.br/blog/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Comer uma dieta saudável

Comer uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar sua saúde geral e reduzir o risco de mais problemas.

Uma dieta equilibrada deve incluir:

  • muitas frutas e legumes – procure pelo menos 5 porções por dia
  • refeições contendo alimentos ricos em amido, como batatas, pão integral, arroz ou macarrão
  • alguns produtos lácteos ou alternativas ao leite
  • alguns feijões ou legumes, peixe, ovos ou carne como fonte de proteína
  • com baixo teor de gordura saturada, sal e açúcar

Você também pode obter conselhos sobre mudanças na dieta que podem ajudar especificamente com doenças renais, como B. Limitar a quantidade de potássio ou fosfato em sua dieta.

Faça exercícios regulares

A atividade física regular também pode ajudar a melhorar sua saúde geral.

Não tenha medo de se exercitar. O exercício é bom para qualquer pessoa com doença renal, não importa quão grave.

Além de aumentar sua energia, ajudá-lo a dormir, fortalecer seus ossos, combater a depressão e mantê-lo em forma, também pode reduzir o risco de problemas como doenças cardíacas.

Se você tem doença renal crônica leve a moderada, sua capacidade física não deve ser limitada. Você deve ser capaz de se exercitar com a mesma frequência e intensidade de alguém da sua idade com rins saudáveis.

Se sua condição estiver mais avançada ou você já estiver em diálise, sua capacidade física provavelmente será limitada e você poderá ficar sem fôlego e cansado com mais facilidade.

Mas o exercício ainda é benéfico. Comece devagar e vá aumentando aos poucos. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.

Parar de Fumar

Se você fuma, parar de fumar pode melhorar sua saúde geral e reduzir o risco de muitos outros problemas de saúde.

Fale com um GP ou serviço de cessação do tabagismo do NHS se precisar de ajuda para parar de fumar. Eles podem fornecer apoio e prescrever tratamentos para parar de fumar, se necessário.

Limite o consumo de álcool

Você pode beber álcool mesmo se tiver doença renal, mas é aconselhável não exceder os limites recomendados de mais de 14 unidades de álcool por semana.

Fale com o seu médico de família ou com a equipa de saúde se tiver dificuldade em reduzir a quantidade de álcool que ingere.

Saiba mais sobre como reduzir o álcool.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_renal_cr%C3%B4nica#:~:text=Doen%C3%A7a%20renal%20cr%C3%B4nica%20ou%20doen%C3%A7a,implica%C3%A7%C3%B5es%20na%20sa%C3%BAde%20do%20indiv%C3%ADduo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *