A lipoaspiração é um procedimento de cirurgia plástica que remove a gordura extra do corpo. Também é chamado de lipo, lipoplastia ou contorno corporal. É considerada uma opção popular de cirurgia estética.
As pessoas fazem lipoaspiração para melhorar a forma ou os contornos do corpo. Eles querem remover o excesso de gordura de áreas como coxas, quadris, nádegas, abdômen, braços, pescoço ou costas. Normalmente, eles tentaram dieta e exercícios e não conseguem se livrar desses depósitos de gordura.
A lipoaspiração não é um tratamento para perda de peso. Tem sérios riscos e possíveis complicações, por isso é importante conversar com seu médico antes de considerá-lo. Quer saber mais sobre lipoaspiração, acesse https://drfredericovasconcelos.com.br/
VIDEO
O que esperar da lipoaspiração
A lipoaspiração requer anestesia para o procedimento. Isso significa que você não sentirá nenhuma dor durante a cirurgia de lipoaspiração. No entanto, você sentirá dor após o procedimento. A recuperação também pode ser dolorosa.
Dependendo de quais partes do corpo requerem lipoaspiração, você pode ter uma internação mais curta ou mais longa. Alguns procedimentos podem ser feitos em ambulatório. É comum ter dor, inchaço, hematomas, dor e dormência após a lipoaspiração.
Para minimizar a dor antes do procedimento, você pode:
converse com seu médico sobre preocupações com a dor
discutir o tipo de anestesia que será usada
pergunte sobre quaisquer medicamentos que você pode tomar antes do procedimento
Para minimizar a dor após o procedimento:
tome todos os medicamentos prescritos, incluindo analgésicos
use as roupas de compressão recomendadas
mantenha os drenos após a cirurgia no lugar com base nas recomendações do seu médico
descansar e tentar relaxar
beber líquidos
evite sal, que pode aumentar o inchaço (edema)
Decidindo se a lipoaspiração é ideal para você
Algumas pessoas são boas candidatas à lipoaspiração e outras devem evitá-la. Converse com seu médico para determinar se a lipoaspiração é a opção certa para você. Discuta suas preocupações com eles.
Bons candidatos para lipoaspiração incluem pessoas que:
não tem muito excesso de pele
ter boa elasticidade da pele
ter bom tônus muscular
tem depósitos de gordura que não desaparecem com dieta ou exercício
estão em boa forma física e saúde geral
não estão acima do peso ou obesos
não fume
Você deve evitar a lipoaspiração se:
fumaça
tem problemas crônicos de saúde
tem um sistema imunológico fraco
estão acima do peso
tem pele flácida
tem histórico de diabetes, doença cardiovascular, trombose venosa profunda (TVP) ou convulsões
tomar medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como anticoagulantes
Quais são os riscos da lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma cirurgia séria com múltiplos riscos. É importante discutir todos os riscos da lipoaspiração com seu médico antes de realizar o procedimento.
Riscos durante a cirurgia
Os riscos durante a cirurgia incluem:
perfurações ou lesões em outros órgãos
complicações da anestesia
queimaduras de equipamentos, como sondas de ultrassom
dano do nervo
choque
morte
Riscos imediatamente após o procedimento
Os riscos após o procedimento incluem:
coágulo de sangue nos pulmões
muito líquido nos pulmões
coágulos de gordura
infecções
hematoma (sangramento sob a pele)
seroma (fluido vazando sob a pele)
edema (inchaço)
necrose da pele (a morte das células da pele)
reações à anestesia e outros medicamentos
problemas cardíacos e renais
morte
Riscos durante a recuperação
Os riscos durante a recuperação incluem:
problemas com a forma ou contornos do corpo
pele ondulada, com covinhas ou esburacada
dormência, hematomas, dor, inchaço e dor
infecções
desequilíbrios de fluidos
cicatrizes
alterações na sensação e sensação da pele
mudanças de cor da pele
problemas de cura
Quais são os efeitos colaterais a longo prazo da lipoaspiração?
Os efeitos colaterais a longo prazo da lipoaspiração podem variar. A lipoaspiração remove permanentemente as células de gordura das áreas específicas do corpo. Então, se você ganhar peso, a gordura ainda será armazenada em diferentes partes do corpo. A nova gordura pode aparecer mais profundamente sob a pele e pode ser perigosa se crescer ao redor do fígado ou do coração.
Algumas pessoas experimentam danos permanentes nos nervos e alterações na sensação da pele. Outros podem desenvolver depressões ou reentrâncias nas áreas que foram aspiradas, ou podem ter pele irregular ou ondulada que não desaparece.
Recuperação
A lipoaspiração é o segundo tratamento de cirurgia estética mais popular, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.
É um procedimento importante que remove a gordura indesejada em certas áreas do seu corpo. Seu médico realiza esta cirurgia esculpindo e contornando as áreas do seu corpo para remover permanentemente as células de gordura.
As áreas do seu corpo que recebem esta cirurgia geralmente incluem:
abdômen
ancas
nádegas
coxas
É importante notar que existem limites para o volume de gordura que pode ser removido com segurança (cerca de 5 litros), especialmente para uma cirurgia ambulatorial. Quer saber mais sobre lipoaspiração e outros procedimento, acesse https://drfredericovasconcelos.com.br/blog/
Fonte de Reprodução: Getty Imagem
Se você está pensando em fazer lipoaspiração, aqui está o que você precisa saber sobre o processo de recuperação, incluindo quanto tempo levará e dicas que podem ajudá-lo a se curar mais rapidamente.
O que esperar
“A recuperação imediata, ou seja, quando você pode voltar ao trabalho, depende das áreas que são lipoaspiradas e da técnica utilizada”, explica.
Isso pode levar de 5 a 7 dias antes que você possa retornar ao trabalho e de 4 a 6 semanas antes de poder voltar às atividades físicas, como exercícios.
Uma recuperação a longo prazo normalmente dura 3 meses. Isso permite que o inchaço diminua.
Etapas de recuperação da cirurgia
Imediatamente após a cirurgia: Seu médico usará uma malha de compressão para pressionar as áreas que sofreram lipoaspiração. “Quando fazemos a cirurgia, usamos uma solução que contém anestésico, então inicialmente não é tão desconfortável”.
Algumas horas após a cirurgia: Uma vez que o efeito da anestesia passa dentro de algumas horas, geralmente começa um desconforto moderado. O nível de dor depende da área onde você recebeu a lipoaspiração.
Recomenda-se que você passe a noite no hospital para que seu médico possa observar qualquer alteração de fluido e desidratação.
Em 3 a 5 dias após a cirurgia. Você voltará ao seu médico para remover as roupas e eles verificarão as incisões da cânula.
Primeira semana e além. “Após a primeira semana, pedimos aos pacientes que façam uma massagem suave para movimentar o líquido acumulado, alisando a área”. “E então, nas próximas semanas, pode-se esperar que o inchaço diminua gradualmente ao longo do tempo.”
Tenha em mente que o processo de recuperação varia para todos e o tipo de lipoaspiração que foi realizada.
Pontas
Essas dicas podem ajudá-lo a se sentir mais confortável durante a recuperação. Eles também podem ajudá-lo a se curar mais rapidamente.
Usar compressão
Primeiro, você vai querer usar uma roupa de compressão para promover conforto e cura.
“O uso de roupas de compressão nas primeiras 72 horas após a lipoaspiração é fundamental para acelerar a drenagem de grandes volumes de fluido anestésico, acelerar o processo de recuperação e reduzir a dor, o inchaço e os hematomas”
Outras dicas
Algumas horas após a cirurgia, você se sentirá dolorido. Este é um bom momento para fazer seu sangue fluir levantando-se e andando. Este tipo de exercício leve deve ser repetido à medida que você se recupera.
Tome medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor.
A massagem linfática pode ajudar a diminuir o inchaço. Tente isso 1 semana após a lipoaspiração.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lipoaspira%C3%A7%C3%A3o