Cirurgia de implante dentário

A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por pinos metálicos, semelhantes a parafusos, e substitui os dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais que parecem e funcionam muito como os reais. A cirurgia de implante dentário pode oferecer uma alternativa bem-vinda para dentaduras ou pontes que não se encaixam bem e pode oferecer uma opção quando a falta de raízes de dentes naturais não permite a construção de próteses ou substituições de dentes de ponte.

Como a cirurgia de implante dentário é realizada depende do tipo de implante e da condição do seu maxilar. A cirurgia de implante dentário pode envolver vários procedimentos. O principal benefício dos implantes é o suporte sólido para seus novos dentes – um processo que requer que o osso se cure firmemente ao redor do implante. Como essa cicatrização óssea requer tempo, o processo pode levar muitos meses. Quer saber mais sobre implante dentário, acesse https://clinicaodontologicabh.com/

Contents

Riscos

Como qualquer cirurgia, a cirurgia de implante dentário apresenta alguns riscos à saúde. No entanto, os problemas são raros e, quando ocorrem, geralmente são menores e facilmente tratáveis. Os riscos incluem:

  • Infecção no local do implante
  • Lesões ou danos às estruturas circundantes, como outros dentes ou vasos sanguíneos
  • Danos nos nervos, que podem causar dor, dormência ou formigamento nos dentes naturais, gengivas, lábios ou queixo
  • Problemas de sinusite, quando os implantes dentários colocados no maxilar superior se projetam em uma de suas cavidades sinusais

Como você se prepara

O processo de planejamento de implantes dentários pode envolver diversos especialistas, incluindo um médico especialista em condições da boca, mandíbula e face (cirurgião bucomaxilofacial), um dentista especializado no tratamento de estruturas que sustentam os dentes, como gengivas e ossos (periodontista), um dentista que projeta e ajusta dentes artificiais (prostodontista), ou ocasionalmente um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT).

Como os implantes dentários requerem um ou mais procedimentos cirúrgicos, você deve fazer uma avaliação completa para se preparar para o processo, incluindo:

  • Exame odontológico completo: Você pode fazer radiografias dentárias e imagens 3D, e ter modelos feitos de seus dentes e mandíbula.
  • Revisão de seu histórico médico: Informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas e quaisquer medicamentos que você tome, incluindo medicamentos e suplementos prescritos e vendidos sem receita. Se você tem certas doenças cardíacas ou implantes ortopédicos, seu médico pode prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a prevenir a infecção.
  • Plano de tratamento: Adaptado à sua situação, este plano leva em consideração fatores como quantos dentes você precisa substituir e a condição do maxilar e dos dentes restantes.

Para controlar a dor, as opções de anestesia durante a cirurgia incluem anestesia local, sedação ou anestesia geral. Converse com seu dentista sobre qual opção é melhor para você. Sua equipe de atendimento odontológico irá instruí-lo sobre como comer e beber antes da cirurgia, dependendo do tipo de anestesia que você tem. Se você estiver sob sedação ou anestesia geral, planeje que alguém o leve para casa após a cirurgia e espere descansar pelo resto do dia.

O que você pode esperar

A cirurgia de implante dentário geralmente é uma cirurgia ambulatorial realizada em etapas, com tempo de cicatrização entre os procedimentos. O processo de colocação de um implante dentário envolve várias etapas, incluindo:

  • Remoção de dente danificado
  • Preparação do maxilar (enxerto), quando necessário
  • Colocação de implante dentário
  • Crescimento e cicatrização óssea
  • Colocação do pilar
  • Colocação de dentes artificiais

Todo o processo pode levar muitos meses do início ao fim. Grande parte desse tempo é dedicado à cura e à espera do crescimento de um novo osso em sua mandíbula. Dependendo da sua situação, do procedimento específico realizado ou dos materiais utilizados, algumas etapas podem ser combinadas.

Quando o enxerto ósseo é necessário

Se o seu maxilar não for grosso o suficiente ou for muito macio, você pode precisar de enxerto ósseo antes de fazer a cirurgia de implante dentário. Isso ocorre porque a poderosa ação de mastigação da boca exerce grande pressão sobre o osso e, se não puder suportar o implante, a cirurgia provavelmente falhará. Um enxerto ósseo pode criar uma base mais sólida para o implante.

Existem vários materiais de enxerto ósseo que podem ser usados ​​para reconstruir um maxilar. As opções podem incluir um enxerto ósseo natural, como de outro local do corpo, ou um enxerto ósseo sintético, como um material substituto ósseo que pode fornecer estruturas de suporte para o crescimento de novos ossos. Converse com seu médico sobre as opções que funcionarão melhor para você.

Pode levar vários meses para que o osso transplantado cresça o suficiente para suportar um implante dentário. Em alguns casos, você pode precisar apenas de pequenos enxertos ósseos, que podem ser feitos ao mesmo tempo que a cirurgia do implante. A condição do seu maxilar determina como você deve proceder.

Colocação do implante dentário

Durante a cirurgia para colocar o implante dentário, o cirurgião oral faz um corte para abrir a gengiva e expor o osso. Os furos são perfurados no osso onde o pino metálico do implante dentário será colocado. Como o pino servirá como a raiz do dente, ele é implantado profundamente no osso. Quer saber mais sobre implante dentário, acesse https://clinicaodontologicabh.com/tratamentos/implantes-dentarios-bh/

Neste ponto, você ainda terá uma lacuna onde seu dente está faltando. Um tipo de prótese parcial temporária pode ser colocada para aparência, se necessário. Você pode remover esta prótese para limpeza e enquanto dorme.

Aguardando o crescimento ósseo

Uma vez que o pino de implante de metal é colocado em seu maxilar, a osseointegração (oss-ee-oh-in-tuh-GREY-shun) começa. Durante este processo, o maxilar cresce e se une à superfície do implante dentário. Esse processo, que pode levar vários meses, ajuda a fornecer uma base sólida para seu novo dente artificial – assim como as raízes fazem para seus dentes naturais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Colocação do pilar

Quando a osseointegração estiver completa, você pode precisar de cirurgia adicional para colocar o pilar – a peça onde a coroa será fixada. Esta pequena cirurgia é normalmente feita com anestesia local em ambulatório.

Para colocar o pilar:

  • Seu cirurgião oral reabre sua gengiva para expor o implante dentário
  • O pilar é fixado ao implante dentário
  • O tecido gengival é então fechado ao redor, mas não sobre, o pilar

Em alguns casos, o pilar é fixado ao pino metálico do implante dentário quando o pino é implantado. Isso significa que você não precisará de uma etapa cirúrgica extra. Como o pilar se projeta além da linha da gengiva, no entanto, é visível quando você abre a boca – e será assim até que seu dentista complete a prótese dentária. Algumas pessoas não gostam dessa aparência e preferem que o pilar seja colocado em um procedimento separado.

Depois que o pilar é colocado, suas gengivas devem cicatrizar por cerca de duas semanas antes que o dente artificial possa ser colocado.

Escolhendo seus novos dentes artificiais

Uma vez que suas gengivas cicatrizem, você terá mais impressões feitas de sua boca e dentes restantes. Essas impressões são usadas para fazer a coroa – seu dente artificial de aparência realista. A coroa não pode ser colocada até que seu maxilar esteja forte o suficiente para suportar o uso do novo dente.

Você e seu dentista podem escolher dentes artificiais removíveis, fixos ou uma combinação de ambos:

  • Removível: Este tipo é semelhante a uma prótese removível convencional e pode ser uma prótese total ou parcial. Ele contém dentes brancos artificiais cercados por goma de plástico rosa. Ele é montado em uma armação de metal presa ao pilar do implante e se encaixa firmemente no lugar. Pode ser facilmente removido para reparo ou limpeza diária.
  • Fixo: Neste tipo, um dente artificial é permanentemente aparafusado ou cimentado em um pilar de implante individual. Você não pode remover o dente para limpeza ou durante o sono. Na maioria das vezes, cada coroa é anexada ao seu próprio implante dentário. No entanto, como os implantes são excepcionalmente fortes, vários dentes podem ser substituídos por um implante se forem unidos.

Após o procedimento

Se você tiver uma cirurgia de implante dentário em um estágio ou em vários estágios, poderá experimentar alguns dos desconfortos típicos associados a qualquer tipo de cirurgia dentária, como:

  • Inchaço de suas gengivas e rosto
  • Contusões de sua pele e gengivas
  • Dor no local do implante
  • Sangramento menor

Você pode precisar de analgésicos ou antibióticos após a cirurgia de implante dentário. Se o inchaço, desconforto ou qualquer outro problema piorar nos dias após a cirurgia, entre em contato com seu cirurgião oral.

Após cada estágio da cirurgia, você pode precisar comer alimentos macios enquanto o local da cirurgia cicatriza. Normalmente, seu cirurgião usará pontos que se dissolvem por conta própria. Se seus pontos não se dissolverem, seu médico os removerá.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Implantodontia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *