Cirurgia Bariátrica x Lipoaspiração: Qual Procedimento Oferece Máxima Perda de Peso?

Se você deseja perder peso por motivos de saúde ou estéticos, pode estar se perguntando sobre a cirurgia para perda de peso. A cirurgia bariátrica (também conhecida como cirurgia para perda de peso) ajuda os pacientes obesos a alcançar e manter um peso saudável, reduzindo a fome e adicionando uma dieta saudável e exercícios.

A lipoaspiração, por outro lado, é uma operação cosmética que visa alterar a forma do corpo humano, removendo as células de gordura. Ao contrário da cirurgia bariátrica, não se destina ao tratamento de pacientes obesos.

Essas cirurgias parecem ter objetivos semelhantes, mas na verdade diferem em relação ao tipo de paciente que realizam. Aqui está uma olhada em como a cirurgia bariátrica e a lipoaspiração se comparam. Quer saber mais sobre como perder peso, acesse https://drfredericovasconcelos.com.br/

Contents

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica restringe a quantidade de alimentos que um estômago pode conter, reduzindo a fome e a ingestão de alimentos, levando à má absorção de nutrientes. Existem diferentes tipos de cirurgias bariátricas, incluindo cirurgia de bypass gástrico, cirurgia de banda de colo, cirurgia de manga gástrica e cirurgia de balão gástrico.

  • Para se qualificar para a cirurgia bariátrica: Um paciente tem pelo menos 100 libras de sobrepeso, ou tem um índice de massa corporal de 40 ou mais, ou tem um índice de massa corporal de pelo menos 35 e sofre de uma doença relacionada à obesidade, como diabetes tipo II ou pressão alta. De qualquer forma, o paciente em potencial pode não ter conseguido manter a perda de peso saudável com outros esforços.
  • A cirurgia bariátrica não é uma cirurgia rápida: os pacientes devem se comprometer a adotar estilos de vida saudáveis, como dieta e exercícios para continuar – Resultados a prazo.
  • Para alguns, a cirurgia bariátrica é um procedimento que salva vidas: perder e manter o excesso de peso pode fazer com que alguns pacientes revertam a saúde que tinham antes da cirurgia.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento que emagrece e remodela áreas do corpo, removendo o excesso de gordura e melhorando as proporções do corpo. A lipoaspiração é um procedimento estético, ou seja, é um procedimento eletivo, cujo único objetivo é melhorar a aparência da pessoa.

  • Os cirurgiões plásticos estão preocupados com as “áreas problemáticas”: em vez de examinar os hábitos de vida relacionados a problemas de saúde (como comer alimentos altamente calóricos e não se exercitar) e criar uma estratégia para melhorá-los, os cirurgiões plásticos estão preocupados em tornar as “áreas problemáticas” ” parecem mais tonificados e contornados.
  • Como é feito: Durante o procedimento, um instrumento oco denominado cânula é inserido sob a pele. Um vácuo é então afixado à cânula, que se rompe e suga as células de gordura do corpo.
  • Onde pode ser realizado? A lipoaspiração pode ser usada nas partes do corpo cheias de gordura, como abdômen, nádegas, coxas, pescoço, queixo e braços. Não é uma cura para a celulite, que ainda pode aparecer mesmo após a conclusão da cirurgia.

A lipoaspiração é uma cirurgia indicada para quem está com boa saúde, não é obeso e está dentro de 30% do seu peso corporal ideal . Pacientes potenciais de lipoaspiração têm áreas que não responderam à dieta e exercícios, mas ainda são gordurosas ou não esteticamente agradáveis ​​para o paciente. Enquanto as células de gordura são removidas permanentemente do corpo durante a lipoaspiração, as células de gordura restantes podem crescer após a cirurgia sem dieta e exercícios adequados. Os resultados da perda de peso podem ser vistos imediatamente com a lipoaspiração, mas assim como a cirurgia bariátrica, são necessários cuidados adequados para manter a aparência.

Cirurgia Bariátrica vs Lipoaspiração

Vamos dar uma olhada na diferença entre manga gástrica e lipoaspiração. Qualquer pessoa com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 é considerada obesa e se beneficiaria muito com a cirurgia de manga gástrica ou bypass gástrico. A lipoaspiração, por outro lado, é um procedimento de gratificação instantânea recomendado para pacientes não obesos que identificaram áreas problemáticas de gordura que a dieta e o exercício sozinhos não podem remover. Aqui está o que você precisa saber sobre cada procedimento para tomar uma decisão informada:

Bypass Gástrico

O bypass gástrico torna o estômago menor e permite que o alimento contorne parte do intestino delgado. A cirurgia de bypass gástrico mais comum é um bypass gástrico em Y de Roux. Seu estômago fica menor, formando uma bolsa na parte superior do estômago. Seu novo estômago menor se conecta diretamente à parte média do intestino delgado, ignorando o resto do estômago e a parte superior do intestino delgado. Tanto a manga gástrica quanto o bypass gástrico são procedimentos ideais para tratar a causa raiz do excesso de gordura, em vez de apenas remover a gordura. A cirurgia bariátrica pode alcançar perda de peso a longo prazo e é a melhor opção para pacientes com IMC de 30 ou mais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Manga Gástrica

A cirurgia de manga gástrica é altamente recomendada se você estiver severamente acima do peso ou obeso. A cirurgia de manga gástrica remove a parte do estômago que produz a grelina, o hormônio mais responsável por fazer você sentir fome. Como resultado, os pacientes submetidos à cirurgia de manga gástrica relatam diminuição do apetite, o que se traduz em perda de peso. Seu cirurgião bariátrico também pode discutir a cirurgia de bypass gástrico como uma alternativa.

Lipoaspiração a Laser

A lipoaspiração a laser envolve o uso de lasers para emulsionar e liquefazer sua gordura antes que ela seja removida pelo sistema linfático. Esta técnica não é cirúrgica e facilita a remoção de gordura através da lipoaspiração. Os lasers também visam estimular a produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais firme, firme e lisa. Além de ficar acordado o tempo todo, você pode sair do procedimento e desfrutar de resultados imediatos e dramáticos. A maioria dos pacientes relata perder três polegadas ou mais.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia popular que oferece resultados imediatos, mas não é recomendada se você for obeso. A lipoaspiração é um procedimento não cirúrgico que usa uma técnica de sucção para remover bolsas de gordura teimosas de áreas específicas do corpo, incluindo abdômen, quadris, coxas, nádegas, braços ou pescoço. A lipoaspiração também molda ou contorna essas áreas. Outros nomes para lipoaspiração são lipoplastia e contorno corporal. Você permanecerá acordado durante a lipoaspiração, pois seu médico provavelmente recomendará anestesia local. Existem alguns casos em que os pacientes desejam anestesia geral, mas esse percentual é menor. Alguns podem escolher a lipoaspiração a laser sobre a lipoaspiração. Você ainda tem mais duvidas sobre a lipoaspiração, acesse https://drfredericovasconcelos.com.br/lipoaspiracao-faq-principais-perguntas-e-respostas/

Quantos centímetros você pode perder?

Os pacientes geralmente perguntam quantos centímetros ou quilos podem perder como resultado de lipoaspiração a laser, lipoaspiração tradicional ou cirurgia bariátrica. É aconselhável agendar uma consulta inicial com um cirurgião geral especializado em lipoaspiração ou cirurgia bariátrica para determinar quantos quilos ou centímetros você provavelmente perderá. A lipoaspiração a laser usa tecnologia de contorno corporal para obter a imagem completa e esculpir seu corpo. A cirurgia bariátrica visa tratar a causa do excesso de gordura, ao invés de apenas remover a gordura.

Diferenças entre a cirurgia bariátrica e a lipoaspiração:

Tipo de cirurgia

A cirurgia bariátrica e a lipoaspiração são cirurgias que visam eliminar o excesso de peso. No entanto, cada um deles é um tipo de operação completamente diferente. A lipoaspiração, também conhecida como lipoplastia e contorno corporal, é uma forma de cirurgia estética. Destina-se a pacientes interessados ​​em reduzir os depósitos de gordura corporal e pode ser realizado no abdômen ou tronco, coxas, quadris, braços, nádegas e decote, e sob o queixo.

Caso contrário, pode ser realizado. A cirurgia bariátrica é um tratamento médico para a obesidade. Existem muitos tipos diferentes de cirurgia bariátrica, mas todos eles têm uma coisa em comum: reduzem o tamanho do estômago, limitam sua capacidade ou removem grande parte dele. Algumas cirurgias bariátricas também incluem procedimentos disabsortivos, que acabam alterando a função metabólica do paciente ao encurtar parte do intestino delgado.

A lipoaspiração também pode ser um procedimento complementar após a cirurgia bariátrica para remover o excesso de pele ou problemas estéticos.

Procedimentos Cirúrgicos

A cirurgia bariátrica e a lipoaspiração são dois procedimentos cirúrgicos muito diferentes. A lipoaspiração é a remoção cirúrgica da gordura subcutânea usando um dispositivo de sucção. O cirurgião pode retirar até 5 litros de gordura, o que equivale a quase 11 quilos. Este método permite contornar o tom do seu corpo e definir uma silhueta mais esbelta. Fisiculturistas, atletas e pessoas com excesso de peso podem escolher este procedimento para corrigir pequenas áreas de gordura que não respondem ao exercício. Os resultados da lipoaspiração costumam ser sutis e podem passar despercebidos até mesmo por conhecidos que não visitam o paciente com frequência.

A cirurgia bariátrica, por outro lado, utiliza métodos laparoscópicos para intervir no estômago. Algumas dessas operações, como bandas gástricas, como bandas gástricas, restringem o tamanho do estômago colocando uma banda de silicone ao redor dele. outros, como a manga gástrica, removem grande parte do estômago e remodelam o resto em um pequeno tubo; Em um procedimento mais complexo, como o bypass gástrico, o estômago é dividido em dois e o trato digestivo é encurtado, conectando o intestino delgado à parte superior do estômago. Um paciente submetido à cirurgia bariátrica pode esperar perder até metade do seu peso, dependendo do tipo de cirurgia e do compromisso com um estilo de vida mais saudável.

Candidatos

A cirurgia bariátrica e a lipoaspiração são destinadas a diferentes tipos de pacientes.

A lipoaspiração é indicada para pessoas que podem estar um pouco acima do peso ou ter depósitos de gordura acumulados em diferentes partes do corpo. Como procedimento autônomo, a maioria das lipoaspiração é realizada em pacientes com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 29. Os candidatos à lipoaspiração devem ter bom tônus ​​e elasticidade da pele; Você também deve ser muito saudável, ter um sistema imunológico forte e não ter diabetes ou problemas circulatórios.

A cirurgia bariátrica é um tratamento para a obesidade. Portanto, o candidato tradicional à cirurgia bariátrica tem um IMC maior que 40. Pacientes com IMC também podem ser elegíveis se tiverem condições de saúde como diabetes tipo 2, fígado gorduroso, pressão alta ou doença cardíaca.

Benefícios

A cirurgia bariátrica e a lipoaspiração têm benefícios muito diferentes. Os benefícios da lipoaspiração são principalmente cosméticos. Em taxas baixas, a lipoaspiração pode ajudar as condições onde a gordura se acumula em áreas específicas, tais como: B. Ginecomastia, que é um acúmulo de gordura nos seios dos homens.

Em contraste, a cirurgia bariátrica tem muitos benefícios para a saúde. Melhora os níveis de glicose e insulina, levando à melhora e até resolução do diabetes tipo 2; melhora a saúde cardiovascular; aumenta a fertilidade e alivia os sintomas de POCS; Alivia a dor nas articulações e elimina a apneia do sono.

Algumas dicas de cuidados pós-lipoaspiração

Então, você deve fazer lipoaspiração ou cirurgia bariátrica? Se você está atormentado por pensamentos conflitantes, esta lista detalhada de prós e contras pode ajudá-lo a decidir.

O que fazer:

  • Saiba mais sobre a cirurgia – A cirurgia de grande porte requer algum planejamento e, especialmente, a cirurgia de grande porte, como a lipoaspiração. Escolher o dermatologista certo em uma clínica respeitável é metade da batalha. Para ter uma experiência sem complicações, é preciso prestar mais atenção a esse detalhe.
  • Tente manter um peso saudável antes da cirurgia – a lipoaspiração é uma cirurgia para contornar o corpo e remover a gordura teimosa de áreas como essa Remova abdômen, coxas, braços ou pescoço. Para um resultado ideal, o paciente deve ter peso normal e pele firme e elástica. Este procedimento não deve ser comparado à cirurgia de perda de peso, pois certamente não é a perda de peso.
  • Considere suas opções – Existem diferentes tipos de lipoaspiração. A lipoaspiração tumescente é um dos procedimentos mais seguros. A anestesia local é usada na operação e a gordura é injetada com uma grande quantidade de líquido anestésico para torná-la firme. Isso torna a remoção de gordura bastante fácil e indolor; e os pacientes são menos feridos.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

As técnicas de lipoaspiração ultra-sônica e assistida por laser liquefazem a gordura após a remoção, tornando o tempo de recuperação muito mais rápido. Portanto, antes de se submeter à lipoaspiração, você deve consultar seu médico e tomar uma decisão.

O que não fazer:

  • Não ignore seus cuidados pós-operatórios – Após cada cirurgia, você receberá uma lista de prós e contras para manter seu caminho para a recuperação suave e não enfrentar complicações.

Atividade física leve a moderada, como B. Caminhada rápida no dia seguinte imediatamente após a operação pode reduzir o risco de coagulação do sangue. Além disso, você pode receber roupas de compressão para usar ao redor da área tratada para reduzir o inchaço.

  • Não espere uma recuperação milagrosa – você pode parecer visivelmente melhor imediatamente após um procedimento, mas o resultado final levará tempo para aparecer. Então você tem que ser paciente e esperar os resultados aparecerem.
  • Certifique-se de fazer perguntas relevantes. Se você tiver uma lista de perguntas, sinta-se à vontade para fazê-las. As perguntas ajudarão você a entender melhor o processo. Não tenha medo de fazer perguntas, quanto mais você souber, melhor!

Mesmo se você estiver tomando um suplemento dietético ou medicamento específico, você deve informar ao seu médico, pois ele listará quais continuar e quais interromper.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Perda_de_peso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *