Como identificar problemas de bateria de carro

Problemas de bateria podem ocorrer sem aviso – o proprietário desavisado temendo que algo terrível tenha acontecido com seu veículo durante a noite e agora ele não dê partida. Na maioria das vezes, porém, o veículo está completamente bem, exceto uma bateria que está funcionando.

As baterias de carro são provavelmente o componente mais volátil do carro, e não é preciso muito para que elas estraguem. Eles só têm uma vida útil de alguns anos e morrem mais rápido por causa de coisas como desuso, corrosão e conexões defeituosas. Quer saber mais sobre ?Acesse https://99baterias.com.br/

É preciso uma quantidade muito grande de energia para ligar um motor e ligar um carro. As baterias são projetadas para fornecer um grande impulso de energia e tensão por um curto período de tempo.

Se você não tiver certeza de qual é o seu problema, certifique-se de ler todos os possíveis problemas e vá para meus outros artigos sobre problemas de solenóide e problemas de alternador para garantir que você também possa descartá-los.

Contents

1. Conexão defeituosa

Existem duas portas ou postes que saem da sua bateria, o poste carregado negativamente e o poste carregado positivamente. Existem cabos que se conectam a cada um desses postes que vão da bateria ao motor de partida.

Às vezes, os parafusos ou cavilhas que conectam as portas aos cabos podem se soltar e a conexão quebrar. Quando isso acontece, seu carro não liga. Ele estará completamente morto porque nenhuma energia passará da bateria para o motor de partida.

Então, se você está tentando ligar seu carro e absolutamente nada está acontecendo, verifique suas conexões. Esse problema também pode ser indicativo de problemas no solenóide.

2. Corrosão

A corrosão é outra coisa que pode fazer com que uma conexão ruim apareça. As mesmas duas portas mencionadas anteriormente que podem desenvolver uma conexão solta também podem desenvolver uma conexão corroída.

À medida que a corrosão se desenvolve nas portas, a conexão fica cada vez mais fraca. Há menos contato de metal com metal e, portanto, torna-se mais difícil a transferência de energia da bateria para o motor de partida.

Se você estiver com problemas de bateria, verifique suas portas para ver se elas estão corroídas. Se estiverem, você pode pensar em limpá-los. Aqui está uma boa explicação e instruções sobre como limpar os postes da bateria.

3. Desuso

Se você deixou seu carro parado por algum tempo sem usá-lo, geralmente pelo menos duas semanas ou mais, sua bateria pode ter perdido energia suficiente para não dar mais partida no motor.

Depois que uma bateria liga um carro, o alternador assume e alimenta os sistemas elétricos do carro e também recarrega a bateria, sobre a qual falaremos a seguir. Contanto que o carro esteja sendo executado com bastante frequência, a bateria pode ser recarregada continuamente e ficar pronta para uso.

Mas se o carro não estiver funcionando com frequência, a bateria irá drenar lentamente ao longo do tempo e logo não terá energia suficiente para enviar a tensão necessária para o motor de partida.

4. Problemas do alternador

Problemas de bateria podem surgir rapidamente de problemas no alternador. Se o seu alternador estiver com defeito, ele não poderá mais carregar sua bateria. Você ligará seu carro, dirigirá por algum tempo e seu carro morrerá.

A bateria não reiniciará o carro e você ficará preso. Como mencionei no ponto acima, o alternador alimenta quase todos os sistemas elétricos do carro assim que o carro é ligado e recarrega a bateria também.

Portanto, se o seu alternador estiver com defeito, não apenas sua bateria não recarregará totalmente, mas seu carro poderá morrer enquanto você estiver dirigindo porque você não está gerando faísca suficiente ou outras coisas para operar seu veículo com sucesso.

Prevenção

Baterias de carro são algo que você não quer economizar. São como pneus. Claro que você pode comprar pneus baratos e dirigi-los por algum tempo. Mas você estará de volta à loja em pouco tempo comprando novos porque eles já estão desgastados.

Não me importo de gastar dinheiro extra com eles porque odeio problemas de bateria. Não só isso, mas também viajo bastante e odeio voltar para casa com uma bateria descarregada no final de uma viagem de uma semana.

Sons de clique

Se você girar a chave para dar partida no motor, mas só ouvir um clique, é provável que a bateria não tenha energia suficiente para acionar o motor de partida. Isso pode ser devido ao carregamento incompleto do alternador. Leve o seu veículo a um centro de assistência para verificar o sistema de carregamento e a bateria.

Outra razão para o som de clique pode ser um solenóide ou relé de partida com defeito que não é capaz de fornecer energia suficiente ao motor de partida. O Blog 99 Baterias detalha outras coisas importantes sobre bateria, veja a seguir https://99baterias.com.br/bateria-para-carros-bh/

Corrosão

A corrosão da bateria, que aparece como um acúmulo difuso colorido, pode significar que você tem um vazamento que pode contribuir para um desempenho ruim. É particularmente prejudicial para baterias de chumbo-ácido e pode encurtar sua vida útil, com a corrosão impedindo o fluxo de elétrons para os cabos dos terminais da bateria. Se você puder ver corrosão suficiente para aparecer como uma pequena camada de penugem branca no terminal da bateria, é provável que as consequências elétricas estejam aumentando. É importante erradicar essa corrosão e prevenir futuros surtos para prolongar a vida útil da bateria.

A manutenção regular da bateria deve ajudar a reduzir a corrosão, e também existem líquidos preventivos em spray e pintura para executar uma função semelhante. Almofadas de feltro revestidas podem ser instaladas embaixo dos terminais para absorver qualquer vazamento de ácido.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Bateria descarregada todas as manhãs 

Sua bateria carrega enquanto você dirige seu carro, portanto, se você perceber que seu veículo frequentemente não liga, apesar de tê-lo carregado no dia anterior, pode haver algo errado. Isso geralmente ocorre em condições de clima muito quente e muito frio.

Comece verificando se nenhum de seus acessórios foi deixado ligado devido a um interruptor de ignição com defeito. Alternadores e reguladores ruins também podem levar a esse problema, enquanto baixos níveis de eletrólitos farão com que a bateria morra com frequência.

Partida intermitente

Quando seu carro começa bem um dia, mas não o faz no dia seguinte, você pode ter um problema com os terminais da bateria. Eles podem estar soltos, quebrados, corroídos ou calcificados. Mesmo quando os terminais estão ligeiramente soltos, eles ainda podem causar problemas ao ligar o carro.

Luzes difusas

Se as luzes estiverem mais fracas do que o normal ou desaparecerem à medida que o carro estiver funcionando, pode haver um problema com o batedor ou o alternador. Verifique a carga da bateria para garantir que ela tenha tensão suficiente – se estiver abaixo de 13,5, é provável que o alternador não esteja acompanhando. Se a carga estiver em torno de 13,5-15, pode haver algo errado com sua bateria.

Não importa quão nova e bem mantida seja sua bateria, se ela não estiver sendo usada com frequência suficiente, é muito mais provável que ela fique vazia e exija partidas rápidas. Isso pode ser um inconveniente na melhor das hipóteses, portanto, priorize dirigir seu carro regularmente para garantir que ele esteja pronto quando você mais precisar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(eletricidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *