Exercício personalizado?

Como a biologia influencia o condicionamento físico

Fazer atividade física suficiente pode fazer seu corpo e sua mente se sentirem melhor. Também pode ajudar a prevenir ou retardar problemas de saúde. Agora, os pesquisadores estão procurando maneiras de descobrir quais exercícios podem se adequar melhor ao seu corpo.

Diferentes tipos de exercício podem trazer diferentes benefícios para a saúde. Você pode fortalecer seus ossos com pesos. Aumente sua flexibilidade com alongamentos. Ou melhore a saúde do seu coração com atividade aeróbica.

Mas os corpos das pessoas são construídos de forma diferente. Algumas pessoas têm mais do tipo de músculo que fornece força. Outros têm mais do tipo que fornece resistência, o que mantém você em movimento por um longo período de tempo. Esta é uma razão pela qual as pessoas podem ser naturalmente adequadas para diferentes esportes.

Mas essa ideia não se aplica apenas aos atletas. Isso também afeta as pessoas que praticam atividade física para condicionamento físico. Quer saber mais sobre ? Acesse https://guiasarms.com.br/

“Há uma variedade de razões pelas quais pessoas diferentes podem se adaptar melhor a diferentes tipos de treinamento físico”, diz o Dr. Marcas Bamman, pesquisador de exercícios da Universidade do Alabama em Birmingham. “E um fator importante sobre o qual estamos começando a aprender mais são nossos genes .”

Os pesquisadores estão estudando como os genes influenciam as respostas do nosso corpo à atividade física. Eles também estão analisando como o exercício afeta o corpo das pessoas de maneira diferente. Eles estão até explorando como isso afeta seus micróbios .

“O objetivo final é ser capaz de fornecer uma “prescrição” de exercícios que seja ideal para cada pessoa, para que possam obter o maior benefício”, diz Bamman.

Influenciado pelos genes

Os cientistas sabem que diferentes tipos de exercícios têm efeitos diferentes sobre a saúde, explica o Dr. William Kraus, que estuda prevenção de doenças cardíacas na Duke University. “Os benefícios variam de acordo com o tipo, intensidade e quantidade de exercício”, diz ele.

Por exemplo, seu laboratório observou que longos períodos de exercícios de intensidade moderada, como caminhadas rápidas, podem ser especialmente bons para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser importante para pessoas que tentam prevenir o diabetes.

Mas talvez você queira reduzir os níveis de colesterol “ruim” no sangue para ajudar a prevenir um ataque cardíaco. Para isso, muitos exercícios de alta intensidade para acelerar o coração podem ajudar mais, acrescenta Kraus.

Sua equipe observou esses efeitos ao longo das idades e para homens e mulheres. Mas quando você olha para indivíduos dentro desses grupos, diz ele, nem todos obtêm o mesmo benefício do mesmo treino.

“Queremos entender como seu histórico genético determina sua resposta ao exercício”, diz ele. Sua equipe de pesquisa identificou um conjunto de genes que prevêem quem obterá as maiores melhorias na saúde do coração com exercícios aeróbicos, como corrida ou ciclismo.

A equipe de Bamman encontrou um conjunto de genes que podem ajudar a prever quem ganharia mais músculos com um programa de treinamento de força. Mas, ele explica, só porque você pode não obter os mesmos benefícios que outra pessoa de um tipo de exercício não significa que você não obtenha nenhum.

“Todo mundo responde ao exercício de uma maneira positiva”, diz Bamman. “Por exemplo, pessoas que não conseguiam ganhar músculos assim como outras pessoas ainda ganharam força em nosso estudo. Eles ainda melhoraram a capacidade de caminhar e muitos outros aspectos importantes da saúde”.

Os pesquisadores estão procurando outros genes que possam prever como o exercício afeta diferentes aspectos da saúde, como o controle do açúcar no sangue. Em um estudo, Kraus e sua equipe testaram um programa de exercícios para reduzir o risco de diabetes em um grande grupo de pessoas.

“Algumas pessoas obtiveram uma grande melhora controlando o açúcar no sangue, e algumas pessoas não obtiveram nenhum, mesmo fazendo todo o exercício”, diz ele.

Saber quem tem maior probabilidade de se beneficiar de exercícios específicos pode ajudar os profissionais de saúde a adaptar melhor suas recomendações para as pessoas, diz Kraus.

Mas esses estudos ainda estão nos estágios iniciais. Se você tiver uma condição de saúde, converse com seu médico sobre os tipos e quantidades de atividade física que são seguras para você.

Aprendendo com os atletas

“Realmente não há quase nenhuma intervenção de saúde tão potente e tão ampla em seus benefícios quanto a atividade física”, diz o Dr. Euan Ashley, que estuda exercícios e o coração na Universidade de Stanford.

Ashley, Bamman e Kraus estão envolvidos em um grande programa financiado pelo NIH olhando como o exercício afeta diferentes moléculas no corpo. Eles também estão explorando como isso difere entre as pessoas. A equipe está estudando tanto pessoas que anteriormente não se exercitavam regularmente quanto atletas ativos.

Estudar as habilidades de atletas de elite tem o potencial de nos ajudar a entender os limites superiores do corpo humano, explica Ashley.  O Blog Guia Sarms detalha outras coisas importantes sobre atividade física, veja a seguir https://guiasarms.com.br/blog/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

“Para um atleta ter um desempenho no mais alto nível, tudo tem que funcionar perfeitamente”, diz ele. Isso inclui os músculos, coração, células sanguíneas e muito mais. Estudos de atletas, como corredores e esquiadores, encontraram diferenças genéticas que têm efeitos positivos no desempenho de seus corpos, diz Ashley.

“Ao estudar os atletas, podemos aprender mais sobre os extremos de cada um desses sistemas corporais. E entendendo os extremos, podemos entender os aspectos fundamentais desses sistemas. Isso pode nos ajudar a tratar pessoas com doenças nesses sistemas”, explica Ashley.

O papel dos micróbios

Não é apenas sua biologia que pode influenciar como o exercício afeta seu corpo. Os cientistas estão descobrindo cada vez mais sobre o papel do seu microbioma. Essa é a coleção de micróbios que vivem em seu corpo.

Em um estudo recente, pesquisadores encontraram mudanças em um certo tipo de bactéria intestinal em maratonistas. Eles transferiram essas bactérias para camundongos. Os camundongos que receberam as bactérias foram capazes de correr mais.

Os cientistas estão apenas começando a estudar o papel do microbioma no condicionamento físico. Esses estudos são difíceis, porque coisas como dieta, sono e até mesmo as pessoas com quem você mora podem afetar seu microbioma, diz Kraus.

Os pesquisadores continuam a aprender mais sobre biologia e atividade física. Mas não importa quem você é, quanta atividade você faz pode fazer a diferença para sua saúde. Os especialistas recomendam fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana. E pelo menos dois dias por semana, faça exercícios de treinamento de força.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_f%C3%ADsica

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