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1. Desenvolva suas habilidades e confiança em marketing digital
O primeiro passo é desenvolver as habilidades e confiança necessárias para administrar uma agência de marketing digital. Isso pode ser dividido em três áreas:
- Habilidades técnicas de marketing digital
- Habilidades de gestão de negócios
- Habilidades de autoconfiança
Claro que se você deseja iniciar uma agência digital Marketing, você precisa desenvolver suas habilidades de marketing digital.
Isso significa que você precisa saber o que é marketing digital, como funciona e como fazer campanhas para aumentar o tráfego e as vendas usando um ou mais canais de marketing digital. Quer saber mais sobre marketing digital, acesse https://agenciafaz.com.br/
O marketing digital tem muitos componentes e, embora você não precise saber tudo desde o primeiro dia, precisa ter um bom conhecimento do seguinte:
- SEO
- Publicidade do Google
- Marketing do Facebook
- Marketing de mídia social
- Marketing de conteúdo
- Marketing de email
À medida que sua agência cresce, você pode montar sua equipe de marketing digital e contratar especialistas, mas quando você está começando sem experiência ou dinheiro, é importante saber fazer essas tarefas sozinho.
Este é realmente um fator crítico de sucesso. Nos estágios iniciais do seu negócio, você precisa minimizar seus custos e sua dependência de outras pessoas.
Você precisa ter experiência prática com os diferentes processos de marketing digital para que possa descobrir o que está funcionando bem (em termos de dinheiro e clientes) e onde precisa de ajuda.
A melhor maneira de dominar uma habilidade é aprender teoria e melhores práticas de especialistas estabelecidos e praticar bastante.
O marketing digital é uma disciplina extremamente prática, e não basta conhecer o básico Você precisa adquirir a experiência necessária na prática do marketing digital.
Você pode usar os seguintes recursos para aprender sobre marketing digital e desenvolver suas habilidades.
Habilidades de Negócios
Como seu objetivo é iniciar um negócio online e não trabalhar como freelancer, você precisa aprender o básico sobre como administrar um negócio.
Você não precisa necessariamente ter um diploma de negócios, mas precisará desenvolver gradualmente algumas habilidades relacionadas a:
Gerenciamento de Projetos
- Gerenciamento de tempo
- Faturamento e cobrança
- Contratos
- gestão de RH
Como empreendedor, você precisa fazer essas coisas desde o início, e provavelmente por um longo tempo, até chegar a um ponto em que possa contratar funcionários dedicados.
Habilidades de Confiança
Você não pode administrar um negócio se não estiver disposto a correr riscos. Para assumir riscos, você precisa ter confiança e, para ganhar confiança no setor de marketing digital, precisa ter confiança em suas habilidades.
Se você iniciar esse negócio sem saber exatamente quais etapas tomar para melhorar a classificação de um site ou como usar a publicidade para atrair mais clientes para seus clientes, você falhará.
Portanto, antes de começar a atender clientes (como freelancer ou agência de marketing digital), você deve ter experiência de trabalho em uma agência estabelecida ou em seus próprios sites.
Quando você chega a um ponto em que pode usar técnicas de marketing digital para obter resultados mensuráveis reais, sabe que está pronto para se tornar um provedor de serviços.
Lembre-se de que existem milhares de profissionais e agências de marketing digital por aí, e é provável que os clientes recebam várias ofertas e concluam várias entrevistas antes de tomar uma decisão de contratação.
A confiança ajudará você a se destacar da multidão, portanto, certifique-se de se armar com o conhecimento, as habilidades e a experiência necessários antes de dar o grande passo.
2. Decida que tipo de serviços oferecer
O próximo passo é decidir que tipo de serviços de marketing digital você deseja oferecer aos seus clientes em potencial. Uma agência de marketing digital de serviço completo normalmente fornecerá os seguintes serviços:
- Webdesign e Desenvolvimento
- Serviços de SEO
- Serviços PPC (Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, etc)
- Serviços de marketing de conteúdo (escrita de conteúdo incluída)
- Serviços de marketing de mídia social
- Serviços de e-mail marketing
- Serviços de otimização de conversão
Como uma startup, será muito difícil fornecer todos esses serviços desde o início, portanto, é melhor escolher aqueles que correspondem ao seu conjunto de habilidades.
Por exemplo, se você é um profissional de SEO, só pode oferecer serviços de SEO no início e, à medida que aumenta sua base de clientes e ganha mais dinheiro, pode adicionar mais serviços à sua oferta.
Lembre-se de que seu objetivo neste estágio é manter seus custos baixos e confiantes em suas habilidades. Se você tentar fornecer um serviço completo desde o primeiro dia, há uma grande chance de você se perder no processo.
Na minha experiência, os serviços que geram mais receita para você podem ser aqueles que oferecem aos clientes valor monetário real e são serviços de SEO e PPC.
3. Decida como você deseja administrar seus negócios
A próxima decisão que você precisa tomar é como deseja administrar seus negócios.
Você tem três opções:
- Como uma empresa virtual em casa e contratando equipes remotas
- Como um ‘negócio tradicional’ com um escritório e funcionários locais
- Uma combinação de ambos
Todas as três opções têm seus prós e contras, e sua decisão deve levar em consideração o custo e a localização de seus clientes potenciais.
Por exemplo, se você planeja atender clientes em uma cidade específica, ter uma presença física na área ajudará a estabelecer sua marca e atrair mais clientes locais.
Se você planeja atender clientes em todo o mundo, um escritório físico só aumentará seus custos mensais.
Na verdade, um dos benefícios de iniciar sua própria agência de marketing digital é que você pode administrar seus negócios em casa com funcionários remotos. Muitas empresas online e SaaS estão seguindo esse modelo e é o futuro dos negócios.
À medida que você expande seu portfólio de marketing digital, considere contratar funcionários locais, mas eles também podem trabalhar em seu escritório em casa, o aluguel e outros custos do escritório são eliminados.
O que você precisa fazer é encontrar um lugar em sua casa e montar seu escritório em casa. Pode ser um cômodo separado ou uma área da sua casa que você usará para trabalhar. Além disso, como você está trabalhando online, você precisa ter a melhor conexão de internet possível.
4. Registre sua empresa
Antes de prosseguir com os próximos passos, é hora de oficializar. E com isso quero dizer:
- Decida o nome do seu negócio
- Registre seu nome de domínio
- Desenhe seu logotipo
- Registre sua entidade legal comercial junto às autoridades competentes
- Obtenha um número sem ferramentas
- Encontre um contador e auditor
- Procure um advogado
- Crie cartões de visita
É necessário fazer isso agora e juntar todas as peças mesmo que você não vá usar todas desde o início.
5. Estabeleça sua presença na web
O primeiro passo acionável da lista é construir sua presença online, começando com a criação de um site para sua empresa.
Seu site é a porta de entrada do seu negócio de agência, portanto, você precisa garantir que ele represente sua marca com precisão.
Seu site precisa ter uma aparência profissional e fornecer aos clientes em potencial todas as informações necessárias para decidir se deve ou não contratar sua empresa.
Além de explicar quem você é e o que faz, explique os benefícios que os clientes terão com sua contratação. Faça seu site sobre eles, não sobre você.
Crie páginas de destino dedicadas para todos os seus serviços e certifique-se de que os clientes em potencial achem fácil entrar em contato com você, sem muitas perguntas para fornecer ou preencher formulários de solicitação de informações complexas.
Seu objetivo é obter o maior número possível de leads, filtrá-los e focar naqueles com maior probabilidade de se tornarem clientes.
Além de criar um site, você também precisa proteger o nome da sua marca em todas as principais plataformas (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.) e criar páginas comerciais. Quer saber mais sobre marketing digital, acesse https://agenciafaz.com.br/blog/
Não pule esta etapa, pois os clientes visitarão sua página do Facebook e pesquisarão mais sobre sua empresa antes de contratar. Então você tem que ter certeza de que tudo parece bom e profissional.
Registre também negócios em sites como Crunchbase e outras organizações (locais, governamentais) que podem ajudar a provar sua existência legal.
6. Mostre sua experiência e conhecimento
Como veremos a seguir (etapa 9), um dos aspectos mais difíceis de administrar uma agência de marketing digital é encontrar novos clientes. Mas, um aspecto igualmente importante é estar em condições de convencer potenciais clientes a trabalhar com você.
A melhor maneira de fazer isso é demonstrando sua experiência e conhecimento.
Praticamente isso significa:
- Uma página ‘sobre nós’ que conta sua história e conquistas
- Histórias de sucesso
- Estudos de caso
- Credenciais acadêmicas
- Empresas conhecidas para as quais você trabalhou
- Experiência anterior de trabalho
- Depoimentos de clientes
- Acordos de parceria
- Certificações
- Menções de outros sites
Se você está começando sem experiência, é normal que alguns dos itens acima não se apliquem a você, mas mantenha-os em sua lista de tarefas e tente alcançá-los gradualmente.
Por exemplo, trabalhe em um site de negócios de amigos e peça para eles deixarem uma avaliação ou obtenha certificações de marketing digital de empresas respeitáveis.
Use os resultados do trabalho em seus próprios sites e apresente-os como estudos de caso no site da sua empresa.
Crie alguns guest posts em sites respeitáveis e mencione-os em sua página inicial.
Seja honesto sobre sua experiência de trabalho e publique apenas análises e estudos de caso genuínos. Iniciar um relacionamento comercial com um cliente com base em avaliações falsas não é a maneira de construir um negócio de sucesso.
7. Escolha as ferramentas certas
Para administrar sua agência digital com eficiência, você precisa de muitas ferramentas. Na verdade, pagar por licenças de ferramentas é sua segunda maior despesa depois do pagamento de salários.
Você precisa de ferramentas para ajudá-lo a otimizar suas campanhas de marketing digital, criar relatórios de clientes, gerar faturas, fazer contabilidade e muito mais.
Existem muitas ferramentas no mercado para escolher, mas o que você precisa ter em mente é escolher ferramentas que ofereçam recursos que você realmente usará, não recursos que são bons de se ter .
É muito comum as empresas pagarem por recursos de software que nunca usarão, então escolha com sabedoria.
Não se esqueça que você precisa se inscrever nas ferramentas que você usa em seu próprio site, mas também nos sites de seus clientes. Portanto, lembre-se disso ao comparar o custo da licença de cada ferramenta.
A primeira ferramenta que você precisa é uma plataforma de marketing digital como SEMRUSH, Ahrefs, Hubspot, Moz.
Essas plataformas têm ferramentas que podem ajudá-lo com SEO, marketing de conteúdo, marketing de mídia social e gerenciamento de campanhas PPC.
Eu uso SEMRUSH porque é uma ótima plataforma tudo-em-um com ótimos recursos e preços baratos, mas as outras ferramentas acima são boas para o trabalho.