Contents
O que é sódio?
O sódio é um dos elementos mais abundantes na Terra. A maioria das pessoas pensa em sal quando o sódio é mencionado. O sal é na verdade o composto mineral cloreto de sódio. Os alimentos que comemos podem conter cloreto de sódio (sal) ou podem conter sódio em outras formas. Se você tem doença renal crônica (DRC) , seu médico e nutricionista podem aconselhá-lo a seguir uma dieta com baixo teor de sódio, que inclui a limitação de sal e outros ingredientes que contenham sódio. Quer saber mais sobre ? Acesse https://nefromed.com.br/
O papel do sódio no organismo
O sódio é um dos três principais eletrólitos do corpo (potássio e cloreto são os outros dois). Os eletrólitos controlam os fluidos que entram e saem dos tecidos e células do corpo. O sal é uma importante fonte de eletrólitos. O sódio contribui para:
- Regulação da pressão arterial e do volume sanguíneo
- Ajudando a transmitir impulsos para a função nervosa e contração muscular
- Regulação do equilíbrio ácido-base do sangue e fluidos corporais
Como o sódio afeta pessoas com doença renal
Embora o sódio seja essencial para as funções do corpo listadas acima, muito sódio pode ser prejudicial para pessoas com doença renal porque seus rins não podem eliminar o excesso de sódio e fluido do seu corpo. À medida que o sódio e o líquido se acumulam nos tecidos e na corrente sanguínea, a pressão arterial aumenta e você se sente desconfortável.
A pressão alta pode causar mais danos aos rins insalubres. Esse dano reduz ainda mais a função renal, resultando em ainda mais líquido e resíduos acumulados no corpo.
Outras complicações relacionadas ao sódio são:
- Edema: inchaço nas pernas, mãos e rosto
- Insuficiência cardíaca: o excesso de líquido na corrente sanguínea pode sobrecarregar seu coração, tornando-o aumentado e fraco
- Falta de ar: o líquido pode se acumular nos pulmões, dificultando a respiração
O que a hipertensão faz com seus rins
Você pode ver esse efeito de galinha ou ovo com pressão alta e doença renal também. A hipertensão coloca uma pressão extra nas unidades de filtragem dos rins, o que pode levar a cicatrizes. Isso prejudica a capacidade dos rins de regular o fluido, o que aumenta a pressão arterial.
“Se esse ciclo não for interrompido, pode levar a doença renal e insuficiência renal”, diz o especialista em hipertensão George Thomas, MD, diretor do Centro de Distúrbios da Pressão Arterial do Departamento de Nefrologia e Hipertensão.
“Pressão alta e diabetes não controlada são as causas mais comuns de doença renal.”
Infelizmente, a grande maioria das pessoas com doença renal não percebe que a tem. Os sinais e sintomas podem ser atribuídos a outras condições e geralmente aparecem quando os rins já começaram a falhar. Aqui estão os sintomas a serem observados:
- Fadiga incomum.
- Problemas de sono.
- Comichão na pele.
- Diminuição da micção.
- Sangue ou espuma na urina.
- Inchaço nos tornozelos, pés ou ao redor dos olhos.
- Falta de apetite, náuseas ou vômitos.
- Cãibras musculares.
- Confusão.
- Anormalidade do paladar.
Se você estiver enfrentando algum desses sintomas – principalmente se estiver em risco de doença renal porque tem mais de 60 anos, tem pressão alta, tem diabetes ou tem histórico familiar de insuficiência renal – converse com seu médico sobre sua saúde renal e ingestão de sal.
A questão da sensibilidade ao sal
O sal afeta as pessoas de maneira diferente. “Algumas pessoas podem consumir sódio sem afetar sua pressão arterial”, diz o Dr. Thomas. “Mas para outros que são ‘sensíveis ao sal’, mesmo um leve aumento na ingestão de sódio causa estragos na capacidade dos rins de regular o fluido e aumenta a pressão arterial”.
A sensibilidade ao sal é mais prevalente entre pessoas de meia-idade ou idosas, com sobrepeso ou obesas e afro-americanas. Também tende a se tornar mais prevalente à medida que envelhecemos. Quer saber mais sobre o consumo de sal, acesse https://nefromed.com.br/
Sódio e a dieta renal
Se você estiver nos estágios iniciais da DRC, seu médico e nutricionista irão monitorar sua pressão arterial. A restrição de sódio é recomendada se a pressão arterial estiver alta ou se você estiver retendo líquidos.
Se você tiver DRC estágio 5 e precisar de diálise, será solicitado que você siga uma dieta com baixo teor de sódio. A dieta ajudará a controlar a pressão arterial e a ingestão de líquidos. Controlar a ingestão de sódio ajudará a evitar cólicas e quedas de pressão arterial durante a diálise . Seu nutricionista determinará a quantidade de sódio que você pode ingerir por dia e aconselhá-lo a regulá-lo em sua dieta.
Substitutos do sal
Pergunte ao seu nutricionista antes de começar a usar substitutos do sal. Certos substitutos podem conter potássio, que pode precisar ser evitado na dieta renal, especialmente se o seu nível de potássio for muito alto. Se você já usa um substituto do sal, informe seu nutricionista.
Dicas para controlar a ingestão de sódio
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é conversar com seu nutricionista. Seu nutricionista pode ajudá-lo a determinar o teor de sódio de seus alimentos favoritos e recomendar maneiras de reduzir sua ingestão de sódio. Você aprenderá a temperar alimentos com ingredientes com baixo teor de sódio e a quantidade de sódio que pode ser incluída com segurança em sua dieta.
- Mantenha um diário alimentar preciso para acompanhar seus objetivos nutricionais.
- Leia os rótulos dos alimentos para ver quanto teor de sódio está em sua comida; o sódio oculto pode ser encontrado em alimentos que nem têm sabor salgado.
- Limite a quantidade de alimentos processados, congelados e enlatados em sua dieta.
- Cuidado com as bebidas que contêm sódio adicionado.
- Tente substituir ervas frescas e outras especiarias para dar sabor aos alimentos.
- Relate quaisquer alterações no seu peso ou qualquer inchaço ao seu médico.
- Seja cauteloso ao comer em restaurantes; peça condimentos e molhos à parte e evite carnes curadas e sopas.
- Esteja ciente dos alimentos de conveniência com alto teor de sódio e, em vez disso, prepare seus próprios alimentos e congele-os para uma refeição posterior.