O que é assessoria jurídica?

Contents

O que é assessoria jurídica?

Aconselhamento jurídico é quando um profissional legal autorizado, como um advogado, dá sua opinião sobre uma situação legal específica em que você pode se encontrar, sujeita às regulamentações locais e você pode até procurar aconselhamento de seus pares. É importante que um advogado entenda completamente seu caso particular antes de oferecer aconselhamento jurídico. Cada situação e indivíduo é único, mesmo que seja semelhante a outro caso, portanto, um advogado especializado nas especificidades deve. para obter aconselhamento jurídico. Esses advogados podem responder melhor à sua pergunta e representá-lo se você precisar abrir um processo civil ou criminal. 

Aconselhamento jurídico resumido:

  • É um conselho escrito ou oral dado a um cliente por um advogado licenciado com conhecimento, experiência e treinamento relevantes.
  • Isso afeta seus direitos ou obrigações legais, pois você já divulgou sua situação potencialmente privada para outra pessoa.
  • Dá ao advogado que você consulte seus próprios direitos e obrigações. Eles têm a responsabilidade de lhe dar o melhor aconselhamento jurídico possível ou de encaminhá-lo para outro lugar se não forem a melhor pessoa para ajudar. Em alguns casos, mesmo que exista o privilégio advogado-cliente, um advogado pode precisar relatar o que ouve à aplicação da lei. Por exemplo, se o seu caso envolve uma situação em que pode resultar em morte ou ferimentos graves, seu advogado provavelmente tem a obrigação legal (dependendo do estado em que você se encontra) de relatar isso às pessoas apropriadas.
  • Ele oferece um curso de ação que você, como cliente, deve seguir, o que depende muito da sua situação.
  • Ele usa leis específicas e suas circunstâncias particulares para fornecer uma solução ou direção.

Aconselhamento Jurídico vs. Aconselhamento Jurídico

Quando procura aconselhamento jurídico, pode encontrar fontes que pretendem fornecer aconselhamento jurídico, o que não é a mesma coisa. Aqui estão as principais diferenças entre os dois: Informação Jurídica: A informação jurídica é mais geral, não específica de caso, factual e está mais relacionada a processos judiciais, registros e regras. Qualquer pessoa pode fornecer informações jurídicas, mesmo que não seja um advogado. As informações legais geralmente estão prontamente disponíveis ao público, de modo que qualquer pessoa pode fazer sua própria pesquisa para descobrir o que precisa. Assessoria Jurídica: Somente um advogado ou juiz pode dar aconselhamento jurídico a alguém, enquanto qualquer pessoa familiarizada com ele pode fornecer aconselhamento jurídico Faceta do sistema jurídico pode fornecer aconselhamento jurídico. A diferença entre aconselhamento jurídico e aconselhamento jurídico é tão importante que muitos escritórios de advocacia e advogados independentes têm um aviso legal em seu site. Este aviso pode indicar que o conteúdo do seu site não constitui aconselhamento jurídico e que o aconselhamento jurídico deve ser providenciado ou uma relação advogado-cliente estabelecida para obter aconselhamento jurídico. Há muitas maneiras de interpretar a lei, e as emoções podem aumentar quando você é pessoalmente afetado por uma situação. É importante não assumir nada que seja potencialmente prejudicial para si mesmo e, em vez disso, procurar aconselhamento de um profissional experiente sobre o que fazer a seguir. Você pode estar confuso sobre suas circunstâncias particulares e sentir que está no meio de algo muito complicado. No entanto, você pode perguntar a um advogado experiente o que você deve fazer e ter certeza de que ele pode lhe dar uma resposta confiável que seja detalhada para você e torne sua situação mais fácil e compreensível. 

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Perguntas a fazer a um advogado ao procurar aconselhamento jurídico

Aqui estão algumas perguntas para fazer a um advogado que você contatou para obter aconselhamento jurídico para ajudá-lo a se sentir confortável em sua posição, para fornecer o conselho e representá-lo posteriormente:

  1. Quais leis se aplicam ao meu caso? É federal, estadual ou municipal?
  2. Qual a sua área de atuação?
  3. Quanta experiência você tem em casos semelhantes ao meu?
  4. Como você lidaria com meu caso se você me representasse?
  5. O que você cobra pelo seu serviço?
  6. Você tem uma tabela de taxas?
  7. Você será o advogado designado para o meu caso ou trabalharei principalmente com seus parceiros, paralegais ou paralegais?
  8. Quem é o seu cliente típico?
  9. Existem alternativas legais para resolver minha situação como B. Arbitragem?
  10. Qual é o resultado provável do meu caso?

Onde Encontrar Aconselhamento Jurídico

Pode surpreendê-lo saber que existem muitos recursos disponíveis para obter aconselhamento jurídico para a sua situação. Há muitos lugares aos quais indivíduos e famílias de baixa renda podem recorrer para obter os conselhos de que precisam, pois muitos advogados fornecem assistência jurídica gratuita para aconselhar aqueles que normalmente não podem pagar honorários advocatícios. Aqui estão alguns outros lugares para ir:

  • Assistência Jurídica: Esta organização fornece orientação sobre como encontrar programas gratuitos de assistência jurídica em sua comunidade. Se você quiser começar devagar, pesquise as informações publicamente disponíveis para tópicos como direito de família, cobrança de dívidas e muito mais.
  • Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor: Este escritório auxilia o público a resolver os problemas do consumidor em seu estado. Eles podem ajudá-lo a defender seus direitos como consumidor, resolver reclamações e conduzir investigações. No entanto, eles não podem representá-lo para uma empresa.
  • Faculdades de Direito: É comum que as faculdades de direito locais ofereçam clínicas de direito gratuitas para o público frequentar. Estudantes de direito estão disponíveis para aconselhamento jurídico gratuito e são sempre orientados por professores de direito.
  • Legal Services Corporation (LSC): LSC é uma organização sem fins lucrativos que o Congresso estabeleceu em 1974 para fornecer apoio financeiro a organizações de serviços jurídicos sem fins lucrativos em todo o país para que possam continuar a prestar serviços às suas comunidades.
  • Reddit: Reddit é uma plataforma e fórum de discussão online com um subreddit popular dedicado a r/legaladvice, administrado por uma equipe de moderadores. Embora o fórum afirme especificamente que os moderadores não fornecem aconselhamento jurídico, este pode ser um lugar para começar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *