O que saber sobre manchas na pele

A maioria das manchas é inofensiva, mas algumas pessoas podem querer tratá-las por razões estéticas.

Certas manchas podem indicar uma condição subjacente, como câncer de pele, que requer tratamento médico imediato. Quer saber mais sobre os cuidados com a pele, acesse https://priscilacartaxodermato.com.br/

Neste artigo, descrevemos os diferentes tipos de manchas que as pessoas podem ter e as opções de tratamento disponíveis em cada caso.

Contents

Tipos

Existem muitos tipos diferentes de imperfeições da pele. Alguns exemplos são os seguintes.

Acne

Acne é uma condição da pele que ocorre quando a pele produz muito óleo. Vários fatores podem causar a produção excessiva de óleo, incluindo:

  • glândulas sebáceas hiperativas
  • alterações hormonais durante a puberdade, menstruação ou menopausa
  • estresse, ansiedade ou depressão, que também podem afetar os hormônios

Existem diferentes tipos de acne que diferem na aparência. Alguns exemplos são:

Blackheads

Blackheads são pequenas manchas escuras na superfície da pele. Eles se assemelham a sujeira presa, mas na verdade são feitos de óleo que ficou preso no poro. Quando este óleo reage com o ar, fica preto.

Whiteheads

Whiteheads são pequenas manchas redondas que são brancas ou cor de carne. Eles são causados ​​por óleo e células mortas da pele que entopem os poros.

Pápulas Pápulas

são pequenas protuberâncias vermelhas e duras na pele. Eles se formam quando o excesso de óleo, bactérias e células mortas da pele penetram mais profundamente na pele e causam inflamação.

Se muitas pápulas se aglomerarem, isso pode dar à pele uma textura áspera, semelhante a uma lixa.

Pústulas

Pústulas são manchas vermelhas elevadas que contêm pus amarelo ou branco. Eles ocorrem quando óleo, bactérias e células mortas da pele se acumulam sob a pele e causam uma infecção.

Tubos

Canos são grandes inchaços na pele que aparecem quando um poro fica entupido. Os óleos se misturam com células mortas da pele e bactérias presas profundamente na pele. O excesso de óleo e bactérias levam a infecções e inflamações na pele.

Esses tipos de manchas podem causar cicatrizes de acne.

Cistos de acne

Uma ruptura no revestimento de um poro pode permitir que o óleo e as bactérias se espalhem para a pele ao redor. Um cisto de acne é uma membrana que se formou ao redor da área infectada.

Os cistos aparecem como manchas grandes, inchadas e vermelhas. Eles podem ser muito dolorosos quando tocados.

Assim como os nódulos, os cistos podem causar cicatrizes permanentes de acne.

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação é um tipo de imperfeição da pele que parece mais escura do que outras áreas da pele. É comum e geralmente inofensivo.

A hiperpigmentação pode ocorrer como resultado de fatores genéticos, danos causados ​​pelo sol ou cicatrizes de acne.

Sardas são um tipo de hiperpigmentação que uma pessoa pode herdar uma tendência a desenvolver. São manchas pequenas e planas que podem ser vermelhas, marrons, bege ou pretas. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Manchas solares ou manchas da idade são outra forma de hiperpigmentação. Essas pequenas manchas ou manchas podem se desenvolver em áreas da pele que recebem muita exposição ao sol.

As cicatrizes de acne também podem fazer com que manchas escuras permaneçam na pele uma vez que a acne tenha desaparecido.

Melasma

Melasma é uma forma de hiperpigmentação que pode se desenvolver durante a gravidez ou ao tomar pílulas anticoncepcionais.

As alterações hormonais que ocorrem levam a um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. A superprodução de melanina pode escurecer a pele.

Pelo encravado

Às vezes, os pelos podem se enrolar ou crescer lateralmente na pele, o que pode resultar na formação de inchaços vermelhos e com coceira. Os médicos se referem a essas manchas na pele como pelos encravados.

Técnicas de remoção de pêlos, como depilação, depilação ou depilação, podem causar pelos encravados.

Marcas

de nascença As marcas de nascença são manchas que aparecem na pele de um recém-nascido. Eles podem aparecer no nascimento ou logo depois. Algumas marcas de nascença desaparecem com o tempo, enquanto outras podem ser permanentes.

Os especialistas ainda não sabem ao certo o que causa a formação de marcas de nascença. No entanto, essas manchas às vezes podem se desenvolver como resultado de:

  • vasos sanguíneos que não se formam adequadamente
  • células de pigmento da pele aglomerando-se causando manchas ou manchas de pele mais escura
  • crescimento excessivo da pele, o que cria manchas elevadas de pele espessada

Uma marca de nascença parece diferente da pele ao seu redor . Esses tipos de manchas podem ser de qualquer tamanho e variam muito em aparência. Eles podem ser:

  • planos ou elevados
  • semelhantes a uma contusão ou mancha de
  • qualquer cor, incluindo rosa, vermelho, marrom ou bege

marcas de nascença são geralmente inofensivas, mas algumas marcas que aparecem na pele de um bebê podem indicar uma condição subjacente. É melhor ter todas as toupeiras examinadas por um dermatologista, só para ter certeza.

Algumas toupeiras inofensivas também podem aumentar rapidamente, o que pode ser alarmante. Conversar com um dermatologista pode ajudar as pessoas a saber o que esperar em termos de crescimento da toupeira.

Aftas As aftas são bolhas dolorosas, vermelhas e cheias de líquido que se formam nos lábios ou ao redor da boca. Eles ocorrem como resultado da infecção pelo vírus herpes simplex.

As bolhas de febre são altamente contagiosas, portanto, as pessoas devem evitar contato próximo com outras até que as feridas cicatrizem para evitar a transmissão do vírus. Quer saber mais sobre como as machas da sua pele e como tratá-las! Confira aqui https://priscilacartaxodermato.com.br/blog/

Câncer de Pele

Alguns tipos de manchas podem ser um sinal de câncer de pele. Estar ciente dos sinais a serem observados pode ajudar a identificar o câncer de pele precocemente.

Alguns sinais possíveis de câncer de pele são:

  • uma nova verruga ou uma nova verruga que está crescendo rapidamente
  • uma toupeira ou uma toupeira que sangra ou coça
  • uma toupeira que muda de forma, tamanho ou cor

Uma marca de nascença assimétrica ou com bordas ásperas e irregulares e uma marca de nascença com mais de 6 milímetros

Uma pessoa deve consultar um médico se encontrar uma nova ou incomum. Desenvolve-se uma mancha de pele com uma das características acima.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Tratamento

Embora muitos tipos de manchas não exijam tratamento, algumas pessoas podem querer tratá-las por razões estéticas. A natureza das imperfeições da pele determina as opções de tratamento.

Tratamento da acne

As pessoas podem tratar manchas de acne com cremes tópicos, como peróxido de benzoíla.

Esses produtos podem ajudar a secar a pele e se livrar das bactérias causadoras da acne.

Lavar o rosto duas vezes ao dia com um limpador que contenha peróxido de benzoíla ou ácido salicílico pode ajudar a tratar certos tipos de acne. Medicamentos chamados retinóides também podem ajudar a desobstruir os poros.

Pode levar algum tempo para que os tratamentos da acne tenham um efeito perceptível. As pessoas podem ter que esperar de 6 a 8 semanas para que ele entre em vigor.

Para acne persistente, um dermatologista pode sugerir um medicamento de prescrição tópica ou oral. Alguns tratamentos prescritos para acne e hiperpigmentação podem causar efeitos colaterais.

As pessoas devem discutir quaisquer possíveis efeitos colaterais com seu dermatologista antes de iniciar o tratamento.

Algumas pessoas também podem achar que certas mudanças na dieta e no estilo de vida podem ajudar a reduzir o estresse e equilibrar os hormônios.

Tratamento de hiperpigmentação e melasma

Os seguintes tratamentos podem ajudar a reduzir a hiperpigmentação e o melasma:

  • medicamento de prescrição contendo hidroquinona, que funciona clareando manchas mais escuras da pele. A hidroquinona só está disponível como receita médica pelo seu médico. Anteriormente, estava disponível no balcão, mas o status foi alterado em 2021 após uma decisão do FDA
  • receita de cortisona ou creme de tretinoína
  • tratamento a laser

Em alguns casos, o melasma desaparece depois que a mulher dá à luz ou não está mais tomando contracepção hormonal.

Tratamento para pelos encravados

Algumas dicas para prevenir pelos encravados incluem:

  • barbear apenas na direção do crescimento do cabelo
  • usando um gel de barbear
  • usando apenas lâminas limpas e afiadas

Para pêlos encravados existentes, uma esfoliação pode ajudar a liberar os pêlos presos sob a pele.

Tratamento de marca de nascença

Se as pessoas quiserem tratar uma marca de nascença, podem considerar as seguintes opções:

  • terapia a laser
  • medicamentos, como propranolol, timolol ou corticosteróides, que podem diminuir certas marcas de nascença
  • cirurgia para remover uma marca de nascença que pode ser prejudicial

As pessoas também podem usar maquiagem para cobrir quaisquer manchas ou pele descolorida que desejam disfarçar.

Tratamento de afta

O herpes labial tende a desaparecer por conta própria dentro de 2 semanas. Um dermatologista também pode prescrever um medicamento antiviral oral ou tópico para tratar herpes labial.

Tratamento do câncer de pele

O câncer de pele é muito tratável se uma pessoa começar o tratamento nos estágios iniciais da doença. O tratamento que uma pessoa recebe dependerá do tipo de câncer de pele. Algumas opções de tratamento possíveis incluem:

  • remoção cirúrgica de células cancerosas
  • medicação tópica para matar células cancerosas
  • radioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *