Com que frequência devo substituir a bateria do meu carro?

As baterias de carro são o membro forte e silencioso da equipe automotiva. Fazem o seu trabalho independentemente do calor, do frio e dos condutores que tanto os desafiam. Enquanto uma bateria que liga um carro na primeira vez que você gira a chave é uma coisa boa, ela não dura para sempre.

Na verdade, dependendo de onde você mora e como você dirige, a condição do seu sistema de carregamento e vários outros fatores, uma bateria de carro dura em média cerca de quatro anos. E quando isso acontece, geralmente não há sinal de problema – seu carro simplesmente morre.

Embora a bateria de chumbo-ácido do carro não tenha mudado muito nos últimos 100 anos, os testes ficaram um pouco mais fáceis. Testadores de bateria simples não podem confundir a complexidade química do que está acontecendo dentro de uma bateria neste momento. Em vez disso, eles fornecem uma espécie de instantâneo da bateria enquanto está sendo testada – sem o contexto da química da bateria antes ou depois do teste. Felizmente, este instantâneo ajudará você a acompanhar a situação. Quer saber mais sobre baterias de automotivo, acesse https://99baterias.com.br/

Portanto, a regra geral para trocar as baterias é simples: você tem cerca de quatro anos antes que a bateria comece, teoricamente, a passar da potência química para o peso do papel carbono. Após quatro anos, comece a procurar sintomas (que podem ser discutidos em breve) e esteja pronto para agir.

Vida normal de uma bateria de carro

Quando se trata de manutenção veicular, a normalidade é determinada por uma série de fatores que teoricamente existem, mas raramente ocorrem. Por exemplo, em condições normais, uma bateria tem uma vida útil média típica de quatro anos. Normal, neste caso, significa que a bateria está passando por ciclos de carga completos, não está exposta a temperaturas extremas, está conectada a um sistema de carregamento confiável e consistente e não está alimentando uma tonelada de acessórios.

Mas normal não é normal. No mundo real, temperaturas extremas, vibração, viagens curtas na estrada e um número cada vez maior de smartphones, sistemas de navegação pós-venda e outros dispositivos afetam a vida útil da bateria.

Se você observar uma bateria típica sem manutenção, a bateria de chumbo-ácido do carro, é fácil entender por que esses fatores afetam a vida normal da bateria. Dentro da caixa de plástico estão folhas de materiais como chumbo e dióxido de chumbo. As placas são suspensas em uma mistura de água e ácido sulfúrico que forma uma solução eletrolítica. Esta solução permite que os elétrons fluam entre as placas – esse fluxo de elétrons é essencialmente eletricidade.

Vários fatores podem interferir nessa reação química. Vibrações de uma pilotagem irregular ou de uma bateria mal ajustada podem se soltar ou danificar as pranchas. O calor extremo acelera a reação química e reduz a vida útil da bateria, enquanto o frio extremo às vezes pode prolongar a vida útil da bateria retardando a reação. Como resultado, algumas baterias vêm com uma capa isolante para manter as temperaturas extremas sob controle.

O estilo de condução também pode influenciar a reação. A partida do carro requer uma tremenda descarga de eletricidade, exigindo que o sistema de carregamento intervenha para reabastecer a bateria. Isso significa que com uma viagem curta ou muitas viagens curtas, a bateria nunca será totalmente carregada. Esta condição de subcarga constante leva à estratificação ácida.

Dentro da bateria, a solução eletrolítica passa de homogênea – ou a mesma por toda parte – a uma divisão vertical grosseira. A metade superior da solução é um ácido leve, enquanto a metade inferior é um ácido pesado. A leve camada de ácido começa a corroer as placas e a solução de ácido pesado começa a compensar as necessidades elétricas dos carros trabalhando mais do que foi projetado para funcionar. O resultado é uma vida útil mais curta da bateria, mesmo que a bateria ainda pareça funcionar no teste de rotina.

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Sinais de problemas na bateria do carro

As baterias são tão confiáveis ​​e tão simples que os motoristas tendem a esquecê-las até que seja tarde demais. Se você cuidar da bateria do seu carro e testá-la e monitorá-la regularmente, você reduz o risco de ficar preso na estrada. As baterias são relativamente baratas, considerando quanto trabalho elas fazem regularmente.

O sinal mais óbvio de um problema de bateria é uma bateria descarregada. No entanto, como a bateria faz parte de um sistema maior que se conecta a outras partes do carro, uma bateria descarregada pode indicar um problema mais profundo do que apenas falta de energia. Se algo estiver errado com o sistema elétrico – como um alternador fraco – uma bateria em funcionamento pode estar fornecendo menos corrente do que deveria.

A melhor maneira de testar uma bateria é com testadores eletrônicos, que estão disponíveis na maioria das lojas de autopeças. Você ou um técnico automotivo conecta o testador à bateria do carro e ele tira um instantâneo da condição da bateria e indica se ela precisa ser substituída.

Há uma variedade de testadores de bateria com diferentes tipos e preços. Alguns se conectam à bateria ou seus terminais para fornecer uma leitura, enquanto outros se conectam ao isqueiro do carro para medir a carga. Se você abrir o capô do seu carro para conectar um testador à bateria, use luvas e óculos de segurança para proteger as mãos e o rosto do ácido da bateria ou da corrosão.

Esta verificação deve fazer parte da manutenção de rotina do veículo e deve ser realizada a cada troca de óleo.

A própria bateria também fornece outras pistas sobre se está acabando. A primeira é a sua idade. Se a bateria tiver mais de três ou quatro anos, você deve esperar problemas. Em segundo lugar, dê uma olhada em seus hábitos de condução. Lembre-se de que viagens curtas e longos períodos de inatividade diminuem a vida útil da bateria. Terceiro, olhe para a própria bateria. Corrosão ou manchas indicam vazamento.

Se a bateria estiver coberta por um estojo ou capa isolante, remova-a de vez em quando para ver o que está acontecendo por baixo. Fique atento também aos aglomerados ao redor dos terminais. Você pode remover o acúmulo com bicarbonato de sódio e água – lembre-se de usar luvas e óculos de segurança enquanto trabalha. A solução eletrolítica é parcialmente ácido sulfúrico, que não é amigo da pele. Finalmente, cheire a bateria e ouça o cheiro de ovos podres (enxofre) ou o cheiro de superaquecimento da bateria. Para saber mais sobre a a bateria de carro, acesse https://99baterias.com.br/bateria-automotiva-bh/

Como substituir uma bateria de carro

Substituir uma bateria de carro é relativamente fácil e pode fazer parte de um cronograma regular de manutenção do carro. Embora pareça haver uma variedade estonteante de opções de baterias no mercado, de acordo com a Consumer Reports, três empresas fabricam as baterias mais livres de manutenção em uso atualmente. Cada empresa fabrica baterias que são vendidas por empresas diferentes com nomes diferentes. O nome da marca na bateria, em última análise, não importa. A idade, o booster de arranque a frio, as reservas de potência e o tamanho do grupo são decisivos.

  • Idade: As baterias geralmente são marcadas com uma data de fabricação e devem ser vendidas dentro de seis meses a partir dessa data. Por favor, verifique a data cuidadosamente antes de comprar. A data é frequentemente codificada.
  • Tamanho do grupo: Esta medida determina as dimensões externas e onde estão localizados os terminais da bateria. Certifique-se de que o tamanho da bateria que você compra corresponde à bateria que você está substituindo – caso contrário, você pode acabar com uma bateria de tamanho e configuração diferentes do que seu carro pode usar. Felizmente, a maioria dos vendedores de baterias agrupa as baterias por marca de carro, modelo e ano.
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  • Amperagem de partida a frio (CCA): Esta é uma medida da capacidade de uma bateria de ligar um carro a 0 -17 graus Celsius quando o óleo do motor é espesso e o potencial químico da bateria é baixo. Quanto maior o CCA, melhor a partida a frio. A maioria das baterias terá isso listado na etiqueta da bateria, embora algumas listem apenas amplificadores AC ou de partida. CA é medido a 32 graus Celsius e geralmente é um número mais alto. No entanto, há uma estimativa menos precisa de quão bem o carro começa no frio.
  • Capacidade de Reserva: Este é o número mais difícil de encontrar, mas um dos mais úteis. Ele informa quanto tempo seu carro pode funcionar apenas com a energia da bateria se o alternador falhar repentinamente. Geralmente pode ser encontrado na literatura sobre baterias em lojas ou online, ou ocasionalmente na própria bateria.

Siga estas regras e você deve ser capaz de resistir ao pior que uma bateria ruim pode fazer com você e encontrar uma nova confiável quando precisar.

Como mencionado, esta informação se aplica a baterias de carros comuns que fazem o carro funcionar. Independentemente de você dirigir um veículo híbrido ou híbrido plug-in, as baterias também são um elemento extremamente importante do trem de força.

A regra geral para substituições de baterias em carros híbridos é de 10 anos, embora haja muitas diferenças nessa regra, de acordo com a Green Car Reports. Isso ocorre porque existem diferentes tipos de baterias para diferentes veículos e muitos desses veículos são relativamente novos, então simplesmente não há dados suficientes para mostrar como eles funcionam ao longo do tempo. É melhor esperar substituir a bateria do seu carro híbrido em cerca de 10 anos. No entanto, neste momento, você pode ficar tentado a comprar apenas um novo carro híbrido, pois a tecnologia de baterias está se tornando mais barata e mais eficiente para esse segmento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(eletricidade)

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